Ir para o conteúdo

Lançado Programa de Monitoramento Socioambiental do Território Ouro-Pretano (PromoSAT-OP)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print de tela
Sob coordenação dos professores da UFOP Alberto Fonseca, Cesar Barella e Guilherme Gomes, do Departamento de Engenharia Ambiental, o programa PromoSAT conta ainda com a colaboração de outros docentes e estudantes, além de técnicos e gestores da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto. O programa busca realizar avaliações territoriais por meio de análises integradas de diversas camadas de informações biofísicas e socioambientais. O lançamento ocorreu em 9 de junho e contou com a participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, de secretários municipais, vereadores, professores e estudantes.  
 
Devido ao desenvolvimento urbano não planejado, o território ouro-pretano passa por processos de degradação biofísica. Fatores como o crescimento populacional e a expansão das áreas urbanas e das atividades industriais sem planejamento e controle corretos são responsáveis pela situação, motivo de alerta para cidadãos e para o poder público, pois representam riscos significativos para a população e para o patrimônio da cidade mineira.
 
De acordo com os levantamentos feitos, a cidade já perdeu cerca de 3 mil hectares de florestas. Em relação aos recursos hídricos, foram perdidos 500 hectares de áreas superficiais. Além disso, a urbanização sem planejamento acarreta situações de risco, como a que resultou no deslizamento de terra ocorrido em janeiro, que destruiu um casarão do século XIX, localizado no centro histórico da cidade.
 
Através das pesquisas realizadas, foi desenvolvido um WebMAPA, onde relatórios periódicos e anuais serão disponibilizados. Essas informações serão usadas no futuro para fazer alertas sobre tendências negativas e oportunidades de investimento e planejamento inteligente do território. Dentre as possibilidades de uso desse recurso interativo estão a visualização e download de mapas e tabelas de dados, com a possibilidade de exportação em diferentes formatos; a criação e customização de mapas a partir de bases com recortes e zoneamentos territoriais; além de análises e cálculos de áreas. 
 
A expectativa é que, com o lançamento, as informações, disponibilizadas abertamente, possam ser usadas no âmbito administrativo do poder executivo municipal, podendo ter seu uso expandido para toda a Região dos Inconfidentes futuramente. Além disso, o programa poderá viabilizar práticas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade, garantindo a continuidade da iniciativa e possibilitando o desenvolvimento de ações com impactos positivos para as comunidades locais. 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais