Ir para o conteúdo

Lançada a primeira chamada do Programa Ciência na Escola

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram a chamada de seleção de projetos que visam o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica. As propostas devem estar inseridas em uma das três linhas de apoio: pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica; ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências; e estudos avaliativos sobre o Programa Ciência na Escola. 

A submissão de propostas foi aberta na quinta (11), com prazo de envio até 27 de maio. 

A chamada é a primeira iniciativa do Programa Ciência na Escola, que será lançado ainda neste mês, com o intuito de fortalecer a interação entre instituições de ensino superior e escolas de ensino fundamental e médio. É destinada a alunos que querem seguir carreiras científicas e professores interessados nessa área. É previsto um investimento de R$ 10 milhões em projetos relacionados com disciplinas que fazem parte do currículo escolar da educação básica em diante.

A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq e professora da UFOP, Adriana Tonini, ressalta que "nos últimos anos, o CNPq tem investido, por meio de várias iniciativas, na aproximação entre instituições de pesquisa e escolas da educação básica, por acreditar que as ações para despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia são mais efetivas se realizadas desde o ensino fundamental". 

Além de motivar a pesquisa na área de ensino de ciências, segundo a diretora, a chamada tem como foco realizar ações específicas dentro das escolas para fomentar iniciativas inovadoras e o desenvolvimento de produtos que melhorem a qualidade do ensino de ciências na educação pública brasileira. "A expectativa é a de que essas iniciativas permaneçam sendo executadas dentro das escolas mesmo após o final dos projetos, de modo a beneficiar o maior número de alunos do ensino fundamental e do ensino médio", comenta Adriana. 

O PROGRAMA - O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa conjunta do MCTIC, CNPq, Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão previstas, além da chamada do CNPq, outras três ações, que ocorrerão simultaneamente: Chamada Pública para Instituições – Seleção de Redes para o Aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação BásicaOlimpíada Nacional de Ciências – 2019; e Especialização à distância em Ensino de Ciências – "Ciência é Dez!"

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais