Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisa em Psicofisiologia afirma que imagens de interação social estimulam o sorriso e a sociabilidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Em artigo recém-publicado na revista Scientific Reports, periódico vinculado à Nature Research, integrantes do Laboratório de Psicofisiologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) investigaram se as interações sociais são capazes de modular expressões humanas, tais como o sorriso e o franzir do cenho. 
 
A partir da observação de cenas do cotidiano, as pesquisadoras Bruna Eugênia Ferreira Motta, Kíssyla Christine Duarte Lacerda e Gabriela Guerra Leal de Souza tentaram responder se os sinais de interação social, como empatia ou toque social, influenciariam o estado de humor dos participantes — todos estudantes universitários.
 
O estudo intitulado "Pictures of social interaction prompt a sustained increase of the smile expression and induce sociability" demonstrou, pela primeira vez, que cenas de interação social (de caráter positivo) são capazes de causar o aumento sustentado da expressão do sorriso em indivíduos saudáveis e, também, o aumento da sociabilidade e do altruísmo. Além disso, foi demonstrado que indivíduos com maiores níveis de empatia e toque social autorrelatados têm a expressão de sorriso facilitada ante os mesmos estímulos, isto é, à observação de fotografias que registram cenas de interação social.
 
Para acessar o estudo completo, que contou ainda com a colaboração de pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, clique aqui.
 
Outras produções desenvolvidas por integrantes do Laboratório de Psicofisiologia podem ser conferidas na página do Instagram.  

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais