Ir para o conteúdo

Geomin tem início com debate sobre recuperação da área de impacto da ruptura da barragem de fundão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Congresso Brasileiro de Geotecnia e Mineração (Geomin) é um encontro bianual idealizado pela UFOP e por empresas e instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração. A edição deste ano teve início na última quarta-feira (16).
 
A abertura do deste ano teve a presença do vice-reitor da UFOP, Hermínio Nalini, do vice-diretor da Escola de Minas, Hernani de Lima, do assessor da presidência da Fundação Gorceix, Antônio Gomes, do engenheiro Ivan Vianna, representante da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), e do Presidente da Comissão Organizadora, Romero César Gomes. Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Geotecnia de Mineração também participam do Congresso.
 

geominnn.jpg

Helen Aquino
O evento continua até sexta (18)
A primeira discussão do evento foi sobre a recuperação geotécnica e ambiental da área de impacto da ruptura da barragem de fundão. O engenheiro consultor da Samarco, José Bernardo Vasconcelos Rodrigues de Oliveira, explicou as ações realizadas para a reparação geotécnica da área impactada pela tragédia. De acordo com o engenheiro, foram usados diques para contenção dos sedimentos, que formaram barreiras para que os rejeitos de minério ficassem retidos, de maneira que passasse apenas a água da chuva. Após a contenção, foi usado um sistema de bombeamento flutuante para a remoção da água, para que fosse puxado o barro dos sedimentos.
 
Em relação ao que está sendo feito para evitar novos desastres, o professor do Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas, Eleonardo Lucas Pereira, comentou sobre diversas ações realizadas. “Estruturas geotécnicas vem sendo novamente analisadas em termos de sua estabilidade. Há também processos que envolvem o desaguamento do rejeito para que seja armazenado a seco, de maneira a aumentar a segurança dos sistemas”, explica.
 
O EVENTO - O Geomin é um encontro idealizado pela UFOP, pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnia (ABMS) e por empresas e instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração. Promovido pelo Núcleo de Geotecnia (Nugeo) da Escola de Minas, possui como principal objetivo fomentar o debate sobre pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico relativos à prática da engenharia.
 
O encontro pretende constituir referencial e diretriz na divulgação abrangente do conhecimento especializado, na implantação de normas e procedimentos inovadores, no desenvolvimento de pesquisa aplicada e inserida no domínio direto da prática da engenharia, na proposição e consolidação dos avanços tecnológicos na área, e na superação dos desafios da gestão e governança. 
 
O evento acontece até sexta (18). Confira a programação.

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais