Ir para o conteúdo

Estudantes da UFOP são premiadas em evento de engenharia e física de materiais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação site FIMAT UFOP
Duas alunas da UFOP, Marlene Notélio de Morais e Viviane Maciel de Almeida, foram premiadas na última edição do evento internacional XVIII Brazilian MRS Meeting, realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no final de setembro. 

Marlene Notélio de Morais foi agraciada com o prêmio de melhor apresentação oral do Simpósio F - Organic Electronics and Bioelectronics: Fundamentals, Applications and Emerging Technologies. A estudante apresentou o trabalho intitulado "Temperature and solvent effects on P3HT:PCBM bulk-heterojunctions: morphological analysis on atomistic molecular dynamics simulations", que é parte de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais, em fase de conclusão. 

A pesquisa representa uma alternativa para o futuro em termos de energia limpa e renovável. Ele consiste na caracterização morfológica de uma microestrutura para aplicação em dispositivos fotovoltaicos orgânicos, que convertem luz solar em energia elétrica, compostos por material orgânico (em sua maioria carbono), sendo, portanto, leves, flexíveis e sustentáveis. 

O trabalho foi realizado sob orientação da professora Melissa Siqueira Savedra e coorientação de Ranylson Marcello Leal Savedra, que fazem parte do grupo Molecular Simulation of Materials (MolSMat). A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Simulação Computacional (LabSimCo) do Departamento de Física da UFOP. Para Marlene, "foi honroso ter o trabalho reconhecido por especialistas renomados internacionalmente e ter conseguido destaque entre as centenas de trabalhos que foram apresentados. É um incentivo para a continuidade de uma pesquisa de qualidade que venha a contribuir para o avanço científico". 
 

whatsapp_image_2019-09-24_at_10.58.00_1_editado.jpeg

Divulgação site FIMAT UFOP
A mestranda Marlene Notélio Borges
 
 

17496_imagem_1_edit.jpeg

Arquivo Viviane Almeida
A doutoranda Viviane Maciel de Almeida
Já Viviane Maciel de Almeida recebeu o prêmio Bernhard Gross do Simpósio S - Computational Design for Development of Functional Materials - Synergy Between Theoreticians and Experimentalists, pela qualidade do resumo submetido, apresentação e contribuição científica do trabalho. A pesquisadora apresentou o trabalho intitulado "Studies on the Mn incorporation into the wurtzite ZnO structure via solid state reaction: Functionalization via defect engineering", que traz os resultados da sua pesquisa de doutorado em Engenharia de Materiais da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat). 
 
No trabalho da pesquisadora, há uma atenção especial ao manganês (Mn), que tem sido considerado um semicondutor magnético diluído, com possibilidade de apresentar um comportamento ferromagnético. Com base nesses estudos, a pesquisadora preparou um conjunto de amostras com concentração de manganês.  
 
Seu estudo foi desenvolvido no grupo de pesquisa Novos Materiais e Dispositivos, coordenado pelo professor Hugo Bonette de Carvalho, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), credenciado pela Redemat, da qual a UFOP participa. 

O EVENTO - O MRS Meeting possui versões europeia, norte-americana e brasileira, organizadas pela Materials Research Society, uma sociedade de pesquisadores da área de materiais. O XVIII Brazilian MRS Meeting, realizado em Balneário Camboriú, foi organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). 

Este ano, o evento reuniu cerca de 1.800 pesquisadores do Brasil e mais de uma dezena de outros países, contando com 23 simpósios em todas as áreas de ciência de materiais, com mais de 2.500 trabalhos apresentados provenientes de todas as regiões do país e do exterior.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais