Ir para o conteúdo

Estudantes da UFOP conquistam medalha de ouro em Competição Científica Internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
As estudantes da UFOP, Laene Abreu Schreiber, do curso de Medicina, e Beatriz Helena Orlandi de Deus, de Ciência da Computação, participaram da Competição iGEM (International Genetically Engineered Machine) com a equipe UFMG/UFV Brazil, junto com outros 16 estudantes de instituições federais de ensino superior. 
 

183beb23-d98f-4c33-8d16-3d2742ea6518.png

Acervo pessoal dos estudantes
Biorreator de bancada de baixo custo.
 
O time, com 18 estudantes de diversas áreas, foi apoiado pela Fapemig e liderado pelos mestrandos da UFMG, Yala Sampaio e Paulo Aguiar Muniz, além da estudante do primeiro período de medicina da UFOP, Laene Abreu Schreiber. A medalha de ouro foi conquistada pela apresentação da abordagem terapêutica para parasitoses, baseando o tratamento em bactérias probióticas modificadas geneticamente, o que garantiu a vaga do time entre os melhores projetos da categoria de “Terapêutica, de inclusão e de impacto de desenvolvimento sustentável''.
 
Indo além, a equipe ainda conseguiu o prêmio de “Melhor hardware” com o biorreator de baixo custo, projeto extra do ProChi, cujo principal objetivo é cultivar micro-organismos visando diminuir seus custos de comercialização. A estudante de Medicina aproveita para mencionar que, "por ser um biorreator sem licença, isso permite que qualquer um consiga montar em um laboratório. Para se ter uma noção, os reatores normais vão de 10 a 40 mil dólares, e este equivale a 270 dólares”.
 
Laene ainda ressalta que o evento é uma experiência grandiosa para a vida acadêmica e profissional do estudante, especialmente por conta da possibilidade de troca com os outros times, com a comunidade de pesquisadores e a presença de investidores na  mostra, que abrem diversas oportunidades para os jovens pesquisadores.
 
A premiação aconteceu no dia 28 de outubro no evento de encerramento, o Grande Jamboree. Agora, a expectativa das alunas é trazer a biologia sintética para a UFOP, para que nos próximos anos haja um time da instituição participando na competição. 

 

Veja também

2 Dezembro 2025

O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no...

Leia mais

2 Dezembro 2025

O curso de Computação da UFOP realizou a quarta edição do Workshop de Computação, em comemoração aos 34 anos de...

Leia mais

1 Dezembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou duas conferências em eventos em...

Leia mais

28 Novembro 2025

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP realiza uma Avaliação Sensorial de Barras de Frutas Mistas...

Leia mais