Ir para o conteúdo

Escola de Nutrição promove estudo sobre segurança alimentar com estudantes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Acervo ACI
Com o objetivo de monitorar a situação de segurança alimentar e nutricional de crianças durante a pandemia, a Escola de Nutrição (Enut) da UFOP e as Secretarias de Educação de Mariana e Ouro Preto vêm desenvolvendo um estudo nutricional com alunos da rede municipal de ensino. A equipe do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional (Esan) é composta por professoras da Enut, doutorandas, alunos de iniciação científica e voluntários, que realizam a pesquisa a partir do contato remoto com familiares dos estudantes.
 
Na primeira etapa da pesquisa, realizada em junho de 2020, os idealizadores desenvolveram avaliações domiciliares de condições socioeconômicas, levando em conta critérios como acesso e disponibilidade de alimentos e condições sociais de enfrentamento à pandemia. 
 
A pesquisa atualmente está em sua segunda etapa, em que os entrevistadores retomam o contato com as famílias mapeadas para atualizar as informações sobre a condição alimentar dos estudantes.  
 
"A renda, o número de crianças em domicílio e o acesso à cesta básica estavam associados a maiores chances de vivência em insegurança alimentar. O estudo vem para apoiar, por meio de seus resultados, a construção de agendas locais de segurança alimentar voltadas para a comunidade escolar", afirma a professora e idealizadora do projeto, Raquel Mendonça. Segundo a professora, os resultados apontaram que ainda há alta prevalência de insegurança alimentar domiciliar — cerca de 82% entre os alunos da rede pública —, por isso a importância de dar continuidade ao estudo e ao acompanhamento nutricional das famílias. 
A partir desses resultados imediatos, uma cartilha online de conscientização sobre alimentação saudável foi enviada para os pais e responsáveis dos alunos, com objetivo de dar mais orientações a respeito da alimentação saudável. O material também foi encaminhado para coordenadores, professores e gestores da rede municipal de ensino.   
 
A próxima etapa de estudo será a de divulgação na comunidade científica, escolar e de gestores públicos. O estudo possui ao todo quatro etapas de desenvolvimento e tem contado com parcerias com as prefeituras de Mariana e Ouro Preto. 
 
Para saber mais sobre o estudo, siga o perfil.
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais