Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia faz 184 anos e promove eventos de comemoração

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
Em comemoração a seus 184 anos, a Escola de Farmácia promove o VII Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (Concifop). O evento conta com minicursos em diferentes áreas da Farmácia, rodas de conversa, exposição itinerante para as crianças de Ouro Preto e solenidade, com homenagem a ex-alunos, professores e técnicos que contribuíram para a formação da Escola. 
 
A vice-diretora da Escola de Farmácia, Glenda Nicioli da Silva, destaca que o evento celebra, além do aniversário, o retorno das atividades e o encontro de pessoas. "A gente vê a importância e tradição que tem a Escola de Farmácia tanto em Ouro Preto quanto nacional e internacionalmente. Então, depois de quase três anos que nós tivemos de pandemia, o aniversário vem comemorar essa volta a nossa realidade e vem unir as pessoas, com alunos e ex-alunos vindo para participar da festa". Ela acrescenta também que o Concifop engrandece o curso de Farmácia e promove trocas de experiências com profissionais da área vindos de diferentes partes do país.
 

concifop_2.jpg

Grazzy Maria
Estudantes participam dos eventos de comemoração dos 184 anos
 
Na programação do Concifop, uma das palestras, ministrada pelo professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio), Sérvio Pontes Ribeiro, abordou a temática das doenças infecciosas emergentes. O professor destacou que uma das principais causas da proliferação de doenças como a dengue é o aquecimento global. "Quando a média de temperatura do inverno, aqui na nossa região, ultrapassa o valor médio das décadas anteriores, o Aedes aegypti invade o sudeste brasileiro. Em 2007, o mosquito chegou a Ouro Preto e, em 2012, a dengue se tornou uma doença autóctone da cidade, fruto de um aumento das temperaturas do inverno e verão", explica.
 
Outra palestra teve o tema "Não é coisa da sua cabeça: como o ambiente acadêmico pode colocar em risco a sua saúde mental". Nela, a farmacêutica e terapeuta integrativa Luciana Inácio, uma das palestrantes, explicou que é importante orientar sobre como lidar com a ansiedade e o estresse causado pelo ambiente acadêmico. Isso porque, "ao entrar na universidade, os estudantes passam a ter responsabilidades que antes não tinham e as cobranças também aumentam. A dificuldade para lidar com essas pressões externas, expectativas e frustrações contribuem para o aumento da ansiedade, atrapalhando o desempenho da pessoa, impedindo que ela consiga fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia". 
 
O professor da Escola de Farmácia Orlando dos Santos, que também é tutor do PET do curso, disse que o evento, realizado por estudantes para estudantes, enriquece o aprendizado, pois são convidados profissionais da academia e do mercado para as palestras relacionadas à área. A organização do evento contou com a parceria da Fundação Ezequiel Dias (Funed), através do programa Ciência em Movimento, que, por meio de exposição itinerante, leva o conhecimento sobre animais peçonhentos no estado de Minas. Fábio Patrício, um dos representantes do programa presente, elogiou a organização do Concifop, afirmando ter sido "um dos melhores lugares, em termos de organização". Fábio destacou também o comprometimento e a dedicação dos estudantes como "fundamental para a concretização do evento". 
 
A programação deste e outros eventos que comemoram o aniversário da Escola de Farmácia segue até sábado (1º). 
 
 

img_0946.jpg

Grazzy Maria
Crianças de escolas de Ouro Preto prestigiam a exposição itinerante

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais