Ir para o conteúdo

Editora UFOP publica livros aprovados em edital de comemoração dos 50 anos da Universidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

As cinco publicações foram contempladas pelo edital de comemoração dos 50 anos da UFOP, lançado em 2019. Participaram do edital autores que possuem vínculo com a Instituição. Entretanto, devido à pandemia de covid-19, as produções tiveram atraso e só puderam ser publicadas este ano.

O livro "Mãos que Contam Histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses" foi produzido pela egressa do curso de Jornalismo Thalia Gonçalves. A publicação é fruto do seu trabalho de conclusão de curso, no qual, por meio de perfis jornalísticos, ela conta a história dos artesãos do distrito de Cachoeira do Brumado.

Outro lançamento da editora é o livro "Mulher Alienígena: Crônicas/Contos" escrito pela técnica administrativa do IFMG Luciana Ferreira, atualmente estudante de licenciatura em Língua Portuguesa na UFOP, com mestrado em Letras na Instituição. Originalmente, os textos do livro foram escritos pela autora em seu blog pessoal, em que se dedicava a compartilhar com os leitores parte das suas experiências como mulher, mãe e universitária.

O livro "Trupicando em Rochas: Comunidade, universidade, cultura e educação na Oficina de Cantaria (2000-2020)" é organizado pelo professor do Departamento de Engenharia de Minas da UFOP Carlos Alberto Pereira, em parceria com o professor de história do IFMG Fabiano Gomes da Silva e a bolsista de pós-doutorado em Engenharia Mineral Francielle Câmara Nogueira. A obra reúne um conjunto de artigos produzidos pelos participantes do projeto de extensão da UFOP "Oficina de Cantaria" ao longo dos seus 20 anos de existência. O projeto foi idealizado por José Raimundo Pereira, já falecido e mais conhecido como "mestre Juca", que atuou na extensão universitária promovendo intenso diálogo entre a Universidade e a comunidade, por meio de atividades como visitas a bens históricos e aulas práticas de cantaria.

O lançamento "Ufopianas: (ou Ouro Preto dos meus Uais e das Repúblicas Estudantis)", produzido pelo ex-aluno do curso de Turismo da UFOP Marco Antônio Leite Brandão, reúne cerca de 180 poemas e versos que retratam a cidade de Ouro Preto, a rotina universitária e as experiências vividas nas repúblicas estudantis.

Organizada pelos professores do Departamento de Serviço Social da UFOP Cláudio Miranda Horst e Virgínia Alves Carrara, a obra "Questão Social”, Mineração e Serviço Social: Reflexões a partir da Região dos Inconfidentes" é resultado do trabalho conjunto dos pesquisadores e traz os dilemas vividos pela população da Região dos Inconfidentes, que, por ser rica em minério, é alvo de exploração das grandes mineradoras.

Veja também

23 Julho 2024

A obra intitulada "The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination" foi escrita pelas autoras...

Leia mais

23 Julho 2024

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da UFOP Alissandra Nazareth de Carvalho e Carolina Lescura de...

Leia mais

23 Julho 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) divulga a alteração da data de publicação do resultado final e do...

Leia mais

22 Julho 2024

A estudante do curso de Engenharia Urbana da UFOP Emiliane das Graças Dornelas desenvolve pesquisa sobre origem-destino no campus Morro...

Leia mais