Ir para o conteúdo

Edição 2018 do curso de Aperfeiçoamento em Metalogênese Regional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A edição 2018 do Curso de Aperfeiçoamento em Metalogênese Regional aconteceu entre os dias 26 de novembro e 15 de dezembro. O curso foi promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil, com suporte do Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP. Participaram do treinamento 29 geólogos de todo o país, além de dois alunos convidados do DEGEO. Com aulas teóricas e práticas, o curso abordou o estudo da metalogênese a partir da ótica dos sistemas minerais.
 
Houve também uma visita a depósitos de ouro e ferro do Quadrilátero Ferrífero. O trabalho de campo foi conduzido com a colaboração de professores e pós-graduandos da UFOP.
 
 O professor e pesquisador do Degeo Gustavo Melo ressalta a importância do curso de capacitação para os participantes: "A compreensão dos processos geológicos responsáveis pela gênese de depósitos minerais pode trazer uma nova visão para os geólogos da CPRM. Isso certamente se refletirá nos produtos lançados pelo serviço geológico, que possivelmente trarão novas perspectivas para os recursos minerais no Brasil". Em sua participação no curso, o professor abordou o conceito de sistemas minerais e a relação desses sistemas com os processos geológicos cruciais na formação de depósitos minerais.
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais