Ir para o conteúdo

Dissertação discute o acesso às creches na Região dos Inconfidentes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Banco de Imagens Freepik
A dissertação de mestrado "Direito à educação na etapa creche: dimensões de qualidade em municípios mineiros” foi desenvolvida pela ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP (PPGE) Eliane Ferreira, sob a orientação da professora Maria do Rosário Figueiredo Tripodi, dentro do Programa "A Pós conversa com os Municípios". A pesquisa aborda o acesso às creches nos municípios de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. 
 
Eliane, que também é professora da rede municipal de ensino de Ouro Preto e Mariana, sentiu a necessidade de investigar se as creches atendiam ao padrão de qualidade que é garantido no artigo 206, inciso VII, da Constituição Federal.
 
A pesquisa traz um percurso histórico da educação infantil no Brasil, seguido de uma revisão da literatura nacional sobre o tema e de uma análise do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o resultado da pesquisa inicial, foram definidas as dimensões de qualidade a serem analisadas nas creches dos municípios. 
 
A pesquisa traz um percurso histórico da educação infantil no Brasil, seguido de uma revisão da literatura nacional sobre o tema e de uma análise do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após essa fase, foram definidas as dimensões de qualidade a serem analisadas nas creches dos municípios: "acesso", "modos de oferta" e "insumos". 
Como resultado, o estudo destacou que, apesar do aumento no número de vagas, não há um número de demanda por vaga existente; o maior número de vagas é ofertado pela rede pública. Em relação aos insumos, há falta de banheiros adaptados, parques infantis, bibliotecas e salas de leituras.
 
O estudo pode ajudar os municípios a elaborar melhores políticas educacionais, traçar metas e entender a real demanda por creches, explica Eliane. "É preciso que haja alguma instituição formal para que os pais e/ou responsáveis possam deixar os filhos para ir para o trabalho em segurança".
 
Eliane conta que a experiência de produzir a dissertação a ajudou a amadurecer suas percepções e seus modos de analisar a educação. "No momento da minha defesa, senti muito orgulho do trabalho apresentado. Foi um trabalho bem feito, que só pôde ser realizado com qualidade devido à dedicação, apoio e paciência da minha orientadora, que é extremamente disponível para seus alunos e sempre disposta a compartilhar seus conhecimentos".
 
Sobre a importância da pesquisa para a sociedade, a professora Maria do Rosário destaca que "o maior retorno e, por isso mesmo, a experiência mais significativa, está relacionado à devolução para a sociedade, em forma de conhecimento produzido, dos recursos investidos na Universidade Pública, especialmente em um momento em que ela é posta em questão indevidamente".

 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais