Ir para o conteúdo

Cartilha produzida na UFOP aborda percepção de agentes da Defesa Civil sobre riscos e ações em barragens mineiras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
A cartilha apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que trata da percepção dos agentes da Defesa Civil de municípios do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, como Mariana, Congonhas e Itabira, sobre os riscos e as ações de planejamento e preparação frente a situações de emergência em barragens de mineração instaladas em municípios da região. Os pesquisadores aplicaram questionários e realizaram entrevistas para verificar como os agentes utilizam as informações do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (Paemb).
 
A pesquisa foi realizada pela mestranda Camila de Paiva e pelos professores Aníbal Santiago e José Francisco Filho, todos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFOP (Proamb), em parceria com as Coordenadorias Municipais da Defesa Civil (Compdec) de municípios da região do Quadrilátero Ferrífero.
 
A análise da percepção dos agentes da Defesa Civil municipal sobre o planejamento e a gestão de emergências mostrou que as Compdecs consideram o Paemb um documento fundamental para o conhecimento e a gestão dos riscos referentes às barragens e para a manutenção da segurança das populações vulneráveis ao rompimento dessas estruturas.
 
De acordo com Camila "os dados da pesquisa podem ajudar as Defesas Civis a conhecerem as práticas e experiências de outras, além de contar com um instrumento para exigir maior estruturação e apoio por parte do poder público e das empresas mineradoras".
 
Acesse a cartilha.

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais