Ir para o conteúdo

Artigo discute as relações entre dança e gênero

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A pesquisa "Gênero, Dança e Cultura: As Danças de Todos, Femininas, Masculinas e Desconhecidas", de autoria do pós-graduando em Educação e ex-aluno da Escola de Educação Física Ígor Henrique da Costa foi publicada na Revista Licere, da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
O estudo investigou os espaços de contato de adolescentes com a prática da dança como atividade de lazer e suas percepções sobre diferentes estilos de dança e gênero na sociedade.
 
Os resultados da pesquisa, realizada sob orientação da professora da Escola de Educação Física Priscila Augusta Ferreira Campos, revelam que, embora grande parte dos adolescentes considere a maioria dos estilos de dança acessível a todos, ainda persiste uma divisão de gênero em relação a certos tipos de dança.
 
Também foi observado que os adolescentes desconheciam alguns tipos de dança, boa parte delas relacionadas às expressões folclóricas. Nesse sentido, os homens se destacaram como os principais perpetuadores da divisão de gênero na dança e também como os menos familiarizados com a diversidade de manifestações, especialmente aquelas ligadas ao folclore brasileiro. 
 
O estudo direciona a atenção a questões importantes relacionadas a dança, gênero e cultura, destacando a necessidade de promover a diversidade e a igualdade de gênero nas atividades de lazer. Os resultados oferecem percepções valiosas para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em abordar questões de gênero e diversidade na sociedade contemporânea. 
 

Veja também

11 Fevereiro 2025

O projeto aprovado na chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é o " Conectando história e futuro: digitalização...

Leia mais

10 Fevereiro 2025

Os resultados finais são referentes aos editais PIP-1S e PIVIC-1S/UFOP. Os projetos vão ter início a partir de 1º de...

Leia mais

10 Fevereiro 2025

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação, Igor Henrique da Costa, teve artigo publicado no dossiê temático da Revista...

Leia mais

31 Janeiro 2025

O encontro corresponde à terceira etapa presencial da formação continuada de professores da rede pública e reuniu mais de 190...

Leia mais