Ir para o conteúdo

Artigo de professor da UFOP é capa de periódico europeu

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O professor Thiago Cazati, do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve artigo publicado na última edição do European Journal of Inorganic Chemistry. A pesquisa, nomeada New Boron(III) Blue Emitters for All-Solution Processed OLEDs: Molecular Design Assisted by Theoretical Modelingfoi produzida em conjunto com Sérgio Curcio, aluno do Programa de Pós-Graduação da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat), e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Max-Planck-Institut für Kohlenforschun, da Alemanha.
 
O trabalho contribui para o aprimoramento da tecnologia dos diodos orgânicos emissores de luz (em inglês, organic light emitting diode – OLED). Em oposição ao LED convencional, esses produzem luz e cores próprias, não demandando fonte luminosa. Essa tecnologia tem sido estudada para uso em telas digitais de dispositivos como televisores, monitores de computador, telefones celulares e consoles de jogos portáteis.
 
Para Cazati, a chamada "eletrônica orgânica" promete mudar a forma como se produz os materiais eletrônicos convencionais: "Sua emissão se destaca de outros estilos de luzes por ser extremamente fina, leve, transparente e flexível. Essas características únicas significam que é possível obter sua impressão em grandes áreas, como uma luz que se curva para combinar com a arquitetura de um prédio, por exemplo. Além disso, a integração de componentes eletrônicos em objetos inteligentes proporciona ao produto longa vida útil e menor consumo de energia elétrica".
 
O resultado mais significativo da pesquisa é o perfeito sincronismo entre a modelagem teórica e as propriedades experimentais de medida, que podem orientar para um design de material inspirado em cálculos. O pesquisador defende, ainda, que "a existência desse trabalho indica o crescimento e proximidade, cada vez maior, do uso de dispositivos à base de moléculas orgânicas em nosso cotidiano".

 

 
EurJIC – O Jornal Europeu de Química Inorgânica publica, semanalmente, pesquisas e revisões produzidas no continente europeu nas áreas de química inorgânica, organometálica, bioinorgânica e de estado sólido. Todas as edições são disponibilizadas online em sua biblioteca digital.
 
O design da capa da edição atual teve como base a conexão entre a modelagem teórica com o desenho molecular para dar suporte à síntese, seguindo critérios específicos para alcançar as propriedades moleculares desejadas para aplicação em OLED. O espectro de eletroluminescência experimental concorda muito bem com o previsto teoricamente. O modelo demonstra a capacidade de métodos teóricos para prever taxas de fluorescência e cores de emissão para esses materiais moleculares, abrindo novas possibilidades para a realização de novas ideias. 
 
Confira o texto na íntegra
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais