Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP integra lista under 30 da Forbes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Felipe Vilas Boas
Com: 
Regiane Barbosa
A mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (Redemat), Bárbara Gosziniak Paiva, foi contemplada na lista Under 30 da Forbes, que destaca os jovens com até 30 anos que tiveram sucesso em suas áreas de atuação. Foram selecionadas seis pessoas em cada uma das 15 categorias da lista.
 
A estudante ganhou notoriedade após desenvolver o projeto de uma garrafa para esterilização de água por radiação, filtragem a resfriamento do líquido para o consumo humano em regiões com saneamento básico precário. A garrafa realiza a remoção de partículas e a eliminação de organismos patogênicos, principais causadores da diarreia.
 
Para Bárbara, "estar na Forbes Under 30 é um sonho, desde cedo sempre admirei as pessoas que passaram pela lista. Embora não imaginasse que realmente alcançaria esse sonho, estar na lista entre os selecionados é um reconhecimento imenso, tendo em vista a capacitação dos demais, além de ser muito gratificante".
 
Duas peças importantes no trabalho da aluna na criação da garrafa foram o Laboratório de Polímeros e Propriedade Eletrônica de Materiais (Lappem) e a orientação do professor do Departamento de Física (Defis), Rodrigo Bianchi. O docente ressalta a importância do projeto para a UFOP: "O Lappem é um laboratório focado em radiação e trabalha com processos de esterilização. Quando a Bárbara veio trabalhar conosco, ela chegou com a proposta de desenvolver um trabalho que estivesse mais próximo do seu desejo pessoal e de um projeto na área de materiais, foi então que surgiu a proposta na área de sustentabilidade ambiental, trabalhando diretamente com a água. Acredito que o projeto deu uma repercussão e notoriedade para a UFOP, pois o nome da Universidade está sendo vinculado no Brasil e no mundo", avalia.
 

PRODUÇÃO: A estudante pretende, ainda este ano, produzir a garrafa em larga escala, devido à relevância dos prêmios que recebeu: "Depois da divulgação de todos os prêmios, o público veio com muito interesse na garrafa e em ter uma água de melhor qualidade. Então pretendo começar a produção para levar até esses 35 milhões de brasileiros que não têm acesso a água potável". De acordo com ela, a garrafa solucionaria o problema do tratamento convencional que utiliza cloro como principal agente de desinfecção da água, além de ser uma tecnologia de baixo custo e eficiente.
 
Bárbara também já foi premiada pelo Red Bull Basement e, recentemente, no portal Razões para Acreditar, além das menções honrosas que já recebeu.
 
REDEMAT - O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais tem composição interinstitucional, além de integrar unidades e departamentos diversos da UFOP. Com natureza multidisciplinar, é estruturado em três áreas de concentração: 1) processos de fabricação, 2) análise e seleção de materiais e 3) engenharia de superfície.
 

 

 

Veja também

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais