Ir para o conteúdo

Ações do Dia C da Ciência têm início em escola estadual

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Milena Gonçalves
O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma) promoveu na manhã desta terça (22), uma atividade na Escola Estadual de Ouro Preto (Polivalente), com o objetivo de apresentar aos alunos da escola trabalhos científicos produzidos pelo curso de Farmácia da UFOP, a fim de incentivar o interesse de crianças e jovens pela ciência.  

A iniciativa faz parte do Dia da C Ciência, uma mobilização das universidades e institutos federais de todo o Brasil. O tema deste ano é "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.  

Com a proposta de mostrar o “Uso tradicional popular: da planta ao produto farmacêutico”, foi apresentado aos alunos um circuito expositivo retratando o caminho para a produção, desenvolvimento e aprovação de um novo medicamento.  
 

img_9311.jpg

Mylena Gonçalves
Demonstração do processo de produção de medicamento

Os estudantes puderam conhecer como ocorre o processo de elaboração de remédios e produtos farmacêuticos, desde a extração da matéria-prima, passando pelas várias etapas de produção até o produto final. “Achei muito interessante aprender como é a produção dos remédios. Vendo todo o trabalho que é feito antes de chegar nas farmácias e nas nossas casas”, assinala Gisele, aluna do 3° ano do ensino médio. 

A pesquisadora Carolina Morais, com mestrado e doutorado pela UFOP, ressalta a importância da ação para a cidade. “O intuito do projeto é levar para a comunidade o que é feito na Universidade, de uma forma simples e dinâmica, visando democratizar o conhecimento. Foi escolhido o tema, da planta ao medicamento, porque a população usa inúmeras plantas, raízes e caules para o tratamento de doenças. Nesse sentido, buscamos trazer experiências reais do cidadão e mostrar como ocorre a produção farmacêutica.”  

As atividades do Dia C da Ciência ocorrem durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na UFOP, as atividades são gratuitas e acontecem de 22 a 25 de outubro. Confira a programação
 
 
 
 
 

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais