Ir para o conteúdo

UFOP participa de pesquisa que analisa impactos da pandemia na saúde mental de alunos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Desenvolvido em parceria por quatro universidades mineiras, o projeto de pesquisa "Efeitos da acupuntura auricular com laser e com agulhas no tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários: ensaio clínico randomizado" visa contribuir com evidências científicas sobre o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental dos estudantes, a fim de formular estratégias de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde e da qualidade de vida dos jovens acadêmicos.

Estudantes universitários de todos os cursos de graduação das quatro universidades — Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) — podem participar da pesquisa, que busca avaliar a prevalência e a intensidade de desordens emocionais (ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático) no contexto pós-pandemia de covid-19.

A coordenação do projeto é da professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG Tânia Couto Machado Chianca e da pós-doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem UFMG (EEUFMG) e professora da UFV Caroline de Castro Moura.

ETAPAS DO ESTUDO - De acordo com a professora Caroline, a pesquisa foi idealizada devido ao impacto negativo da pandemia de covid-19 na saúde mental das pessoas, incluindo os estudantes universitários, devido à alta transmissibilidade e gravidade clínica da doença. "Diante disso, vimos ter se tornado imperativo implementar estratégias com potencial para melhorar a qualidade de vida da população de estudantes universitários, como a acupuntura auricular, além de verificar os melhores dispositivos para realização dessa intervenção", explica.

A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira, será feito um estudo transversal, por meio de um formulário online, para mapear os níveis de ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático nos estudantes. Na segunda etapa, será realizado um ensaio clínico randomizado, a fim de comparar os efeitos da acupuntura auricular realizada com laser aos efeitos da acupuntura auricular feita com agulhas nos estudantes universitários previamente identificados com níveis moderados ou altos de desordens emocionais no contexto pós-pandemia.

As informações coletadas no estudo serão estritamente confidenciais. Somente os pesquisadores terão conhecimento dos dados, que não serão divulgados.

Para participar, acesse.

 
 

Veja também

20 Dezembro 2023

A Oficina de Monitoria e Avaliação Final referente ao encerramento do 2º ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação...

Leia mais

4 Abril 2023

As produções artísticas, os processos construtivos e a função social da arte foram temas de discussão do projeto "Qualificação da...

Leia mais

8 Novembro 2022

A sétima temporada do podcast Curiá já está disponível nas plataformas Spotify e Mixcloud . A nova temporada do projeto...

Leia mais

28 Setembro 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsista para o projeto "Cognição como serviço: representações para automatização e...

Leia mais