Ir para o conteúdo

Ouro Preto implanta Sistema de Museus no Ano Nacional dos Museus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
No final de 2004, os museus da cidade de Ouro Preto se reuniram e instituíram o Fórum de Museus de Ouro Preto. Esse fórum, instância de articulação e representação dos museus, será institucionalizado na forma de Sistema de Museus de Ouro Preto, de acordo com a Promulgação da Lei 305/06 pelo prefeito municipal, jornalista Angelo Oswaldo, em solenidade a ser realizada no plenário da Câmara Municipal, no dia 20 de dezembro, às 10 horas.

O Sistema reúne os Museus: Aleijadinho, Aberto Cidade Viva, de Arte Sacra de Ouro Preto, Casa dos Contos, do Chá, Casa Guignard, de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, da Inconfidência, do Oratório, das Reduções, da Pharmacia da UFOP e Ecomuseu da Serra de Ouro Preto.

Nestes últimos anos o trabalho coordenado destes museus possibilitaram a realização de uma programação integrada na Semana Nacional de Museus, a produção do folder "Circuito de Museus de Ouro Preto" com informações sobre cada museu nas versões português, inglês e espanhol. A realização de várias oficinas de capacitação dos funcionários e comunidade em geral apoiada pelo departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura. O lançamento de dois informativos com as atividades dos museus e o apoio na organização do 2º Fórum Nacional de Museus realizado em Ouro Preto no mês de agosto.

Tendo em vista que a implantação do Sistema de Museus de Ouro Preto representa um ato de grande relevância no contexto museal nacional, dado ao pioneirismo da ação, o conjunto dos museus de Ouro Preto aprovou ainda a criação da Medalha Sistema de Museus de Ouro Preto.

Para a criação da identidade visual da Medalha do Sistema de Museus de Ouro Preto reuniu-se, a princípio, todas as características e idéias pertinentes ao objetivo desta criação visual, que nos remetesse as cores da bandeira nacional brasileira, a forma e cores relativas à bandeira do Estado de Minas Gerais e do símbolo da cidade de Ouro Preto.

Ao todo serão homenageadas 21 personalidades, dentre elas o Ministro da Cultura, o Diretor do departamento de Museus do Iphan, a Superintendente Estadual de Museus, o Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara, os Coordenadores do Sistema e todos os dirigentes dos museus de Ouro Preto.

A entrega das Medalhas do Sistema de Museus de Ouro Preto ocorrerá durante a solenidade de Promulgação da Lei de Criação do Sistema de Museus de Ouro Preto, no plenário da Câmara Municipal, Praça Tiradentes, 41 - Centro, dia 20 de dezembro às 10h.

Informações: 31-3559-3118 - museu@ufop.br