Ir para o conteúdo

Coletivo criado por estudantes da UFOP lança cadastro para interessados na difusão de poesias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Zanetti
Descrita em uma garrafa, poesia é amarrada em árvore
Com o objetivo de ampliar a rede de colaboradores que atuam na difusão da poesia contemporânea brasileira, a Transvê Poesias, rede coletiva criada por alunos da UFOP, lançou o Cadastro de Representantes Locais 2024. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico até 24 de março. Podem se cadastrar pessoas físicas, coletivos, academias de letras, escolas, ONGs e demais interessados em promover o projeto em sua cidade ou região.
 
Completando uma década de atuação, a Transvê tornou-se uma rede nacional graças às parcerias estabelecidas em torno da difusão da arte e da poesia. Atualmente, a rede conta com mais de duas mil pessoas, distribuídas em cerca de 113 municípios, e está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
 
Neste ano, será realizada a quarta intervenção poética do grupo, com a temática "10 anos transvendo o Brasil", contemplando ações em todo o território nacional.
 
De acordo com o coordenador geral do projeto, Anderson Valfré, o objetivo das intervenções poéticas é sensibilizar o cotidiano por meio de versos que pretendem poetizar as ruas e convocar as pessoas a transver o olhar sobre o mundo. "O evento representa a reunião de pessoas e instituições, estimulando a circulação de bens culturais por todos os cantos do país. Nesse fluxo, vamos partilhar poemas em garrafas gratuitamente nas intervenções urbanas, ampliando o acesso à leitura, à escrita e à consciência ambiental", argumenta Valfré.
 
O professor de filosofia Denis Baldo liderou a iniciativa no ano passado. A intervenção poética ocorreu na Escola Estadual Cônego Braga, localizada em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Segundo Denis, o projeto contou com a participação ativa da gestão escolar, de professores e alunos. "Obtivemos uma satisfação coletiva na realização do evento. Quando os poemas eram recortados e colados nas garrafas, as pessoas liam e se emocionavam", relata o professor.
 
As pessoas e instituições cadastradas contarão com orientações e apoio institucional da Transvê Poesias para viabilizar as intervenções poéticas, que serão realizadas no período entre 13 de abril e 13 de novembro.
 
Para saber mais informações sobre a iniciativa e sobre o processo de cadastramento, acesse o edital.
 

Veja também

22 Abril 2024

A Transvê Poesias lança a campanha “Uai turista, escreve um poema sobre Ouro Preto!”. A iniciativa faz parte do projeto...

Leia mais

17 Abril 2024

Podem participar do processo seletivo alunos de graduação da UFOP. O selecionado vai atuar na confecção de conteúdos e publicações...

Leia mais

10 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) abre edital para seleção de instrutor para os cursos de capacitação: O Uso...

Leia mais

8 Abril 2024

O Departamento de Jornalismo (Dejor) disponibiliza edital para a seleção de um monitor voluntário e um remunerado para a disciplina...

Leia mais