skip to content

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras oferta cursos online

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) ministrará dois cursos de forma remota a partir de outubro de 2021: "História e Filosofia do Ensino Superior na África" e "Diálogo Intercultural".
 
Para se inscrever, é necessário ter conhecimento intermediário de português, acesso à internet, câmera e microfone. Haverá emissão de certificado de conclusão.
 
Sobre os cursos:
 
História e Filosofia do Ensino Superior na África
 
Objetivo: situar a África no debate da educação superior, com aprofundamento nos temas de Gênese da Universidade na África; Pesquisa e Ensino Superior no Continente; Governança, Políticas e Gestão das Universidades; e Educação Superior, Internacionalização e Globalização.
Público-alvo: professores universitários e gestores que atuam no setor de relações internacionais ou interessados no tema.
Inscrições: até 4 de outubro de 2021.
Período das aulas: 7 de outubro a 26 de novembro de 2021.
Horário das aulas: 14h às 16h (terças e quintas-feiras).
Carga horária total: 45 horas (30 horas de aula e 15 horas de atividades extras).
Idioma: Português.
Vagas: 75
Taxa de Inscrição:
Representantes de universidades associadas ao GCUB: U$ 75 (75 dólares).
Representantes de universidades não-associadas ao GCUB: U$ 150 (150 dólares).
 
Diálogo Intercultural
 
Objetivos: promover relações harmoniosas entre membros de comunidades de diferentes culturas; propiciar formação de relacionamentos ou parcerias com grupos e organizações que celebram a diversidade e o multiculturalismo; oportunizar a conexão de pessoas mediante valores compartilhados; incentivar as pessoas a celebrar a diversidade em suas vidas profissionais e pessoais; organização de debate público; produzir e disseminar conhecimento sobre o diálogo intercultural.
Público-alvo: estudantes de graduação.
Inscrições: até 11 de outubro de 2021.
Período das aulas: 14 de outubro a 18 de novembro.
Horário das aulas: 16h30min às 18h30min (quintas-feiras).
Carga horária total: 20 horas (12 horas de aula e 8 horas de atividades extras).
Idioma: Português.
Vagas: 100
Taxa de inscrição:
Representantes de universidades associadas ao GCUB: U$ 20 (20 dólares).
Representantes de instituições não-associadas ao GCUB: U$ 35 (35 dólares).
 
Mais informações no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
 
CGUB - O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal, com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente em 30 de outubro de 2020, em Assembleia Extraordinária. Atualmente é composta por 89 Universidades brasileiras, entre elas a UFOP.
 
Saiba mais na página do Grupo.

Veja também

4 Novembro 2021

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) lança edital para seleção de dois bolsistas para a Coordenadoria de Extensão. Podem...

Leia mais

22 Outubro 2021

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFOP, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal (CDP), está selecionando...

Leia mais

13 Outubro 2021

Destinados a estudantes de bacharelado e mestrado, os cursos são oferecidos no âmbito do projeto "Digital industry: training for students",...

Leia mais

8 Outubro 2021

O programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFOP abre inscrições para processo seletivo para a turma de 2022. As vagas...

Leia mais