Ir para o conteúdo

Aberto edital para transferência, obtenção de novo título, reingresso e reopção

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
O edital já está disponível para quem quer estudar nos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. As inscrições acontecem de 27 de fevereiro a 2 de março, por meio de formulário eletrônico. Os ingressantes vão iniciar as aulas em 2 de maio.
 
Quem estuda em outra instituição e deseja migrar ou quem já concluiu um curso superior e deseja uma nova formação pode solicitar a Transferência ou a Obtenção de Novo Título.
 
TRANSFERÊNCIA: para estudantes do ensino superior (graduação ou tecnólogo) de instituições brasileiras privadas e da rede pública que estejam interessados em ingressar na UFOP. 
 
OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO: para egressos do ensino superior (graduação ou tecnólogo) que desejam cursar uma nova graduação.
 
A classificação dos candidatos às vagas, em ambas as modalidades, preferencialmente, pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as notas de quaisquer das edições do exame aplicadas desde o ano de 2009.
 
Os candidatos que não tiveram as notas do Enem nesse período também podem se inscrever. Nesse caso, a classificação segue os critérios determinados pelo edital.
 
NOVIDADE - nos casos de desempate, será dada preferência para os candidatos que tenham concluído o ensino médio em escolas localizadas nos municípios próximos aos campi da UFOP.
 
PARA ESTUDANTES DA UFOP - O edital também oferta vagas para reingresso, reopção de curso e para reopção de habilitação:
 
REINGRESSO: para estudantes desligados dos cursos presenciais de graduação e que queiram retornar à Universidade. É necessário ter tempo hábil para a colação de grau.
 
REOPÇÃO DE CURSO: para estudantes matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFOP que desejam se transferir internamente para outros cursos. Essa movimentação ocorre entre cursos do mesmo agrupamento de áreas do conhecimento. Também nesse caso o estudante precisará ter tempo hábil para a conclusão do novo curso, contado o tempo desde o ingresso no curso de origem.
 
REOPÇÃO DE HABILITAÇÃO: para estudantes dos cursos de Letras (Bacharelado) e de Letras (Licenciatura).
 
Saiba mais sobre os cursos de graduação no site Escolha.UFOP.br
 

Veja também

15 Fevereiro 2024

São ofertadas 20 vagas para estudantes de doutorado da UFOP com menos de 40 meses de curso. Para a realização...

Leia mais

26 Outubro 2023

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Liga Acadêmica de Geotecnia da Escola de Minas (Lagem). Podem participar...

Leia mais

11 Outubro 2023

O Departamento de Letras (Delet) disponibilizou edital de concurso para escolha de logomarca a ser usada como identidade institucional em...

Leia mais

11 Outubro 2023

O Serviço de Informação ao Cidadão e Ouvidoria (Sico) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre inscrições para o...

Leia mais