A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), recebeu na semana passada representantes da Universidad Nacional da Costa Rica (UNA) para dialogar sobre políticas de extensão universitária, internacionalização e cooperação acadêmica entre as duas instituições. A programação incluiu encontros com a Reitoria, com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), com coordenadores extensionistas e com representantes do Ministério da Educação.
A motivação da visita surgiu do interesse da UNA em compreender a estruturação da extensão e cultura da UFOP, sobretudo após as mudanças estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e pela obrigatoriedade da curricularização da extensão nos cursos de graduação. Integraram a delegação da UNA a vice-reitora de Extensão, Yolanda Perez Carrillo, o diretor da Oficina de Assuntos Internacionais e Cooperação (AICE), Jorge Pablo Barth Arroyo, e a consultora de Extensão e assessora acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde, Leidy Jiménez Dalorzo.
Na recepção da delegação, os representantes participaram de uma reunião institucional com a vice-reitora da UFOP, Roberta Froes, e o diretor da DRI, Anderson Germano. Os diretores de relações internacionais das duas instituições apresentaram suas experiências. Da UFOP foram apresentados o curso de Português como Língua Estrangeira, o Welcome Project e programas de cooperação internacional fomentados pela Capes.
Segundo Jorge Barth, a visita à UFOP foi marcada por avanços importantes. “Negociamos diversas estratégias de cooperação entre as universidades, especialmente relacionadas à mobilidade estudantil, tanto para períodos curtos quanto longos. Também discutimos a participação de estudantes em projetos de extensão, incluindo a possibilidade de desenvolver ações extensionistas na Costa Rica”, contou.
EXTENSÃO FREIREANA - Na oportunidade, foi apresentado o modelo brasileiro de organização da extensão, fundamentado em princípios históricos da extensão universitária no Brasil, como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, prevista no artigo 207 da Constituição Federal. Outra característica da extensão brasileira apresentada foi a perspectiva freireana de extensão como prática dialógica. Inspirada no pensamento de Paulo Freire, a extensão é um processo de comunicação com as comunidades, baseado na escuta, na troca de saberes e no reconhecimento dos conhecimentos produzidos nos territórios, possibilitando a pluralidade de ideias na transferência do conhecimento.
De acordo com o diretor da DRI, a proposta é que os professores da UNA coloquem docentes e TAEs extensionistas da UFOP em contato com professores que trabalham na mesma área na Costa Rica. “Os colegas da UNA buscaram com a visita entender um pouco como tem se dado a inserção curricular da extensão na UFOP de modo a buscar replicar tal processo na Costa Rica, a partir das experiências positivas que colheram aqui, bem como adaptando à realidade local”, relatou Anderson.