Ir para o conteúdo

UFOP melhora índices em ranking que avalia ações sustentáveis

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Foi divulgado nesta quinta (1º) o Ranking de Impacto 2023, elaborado pela Times Higher Education (THE), que avalia o desempenho global das universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta análise entre instituições é feita com base em quatro indicadores: pesquisa, ensino, extensão e administração.
 
Esta é a 5ª edição do ranking, que avaliou 1.591 universidades de 112 países. Em 2023, a UFOP melhorou sua pontuação em relação ao ano anterior, obtendo nota geral 65,5 em um total de 100 pontos, sendo a 3ª mais bem colocada entre as instituições mineiras do ranking. A Universidade atua em 7 dos 17 ODS, com destaque para a erradicação da pobreza, o que a coloca entre as 200 melhores instituições do mundo nesse aspecto. Além disso, "educação de qualidade", "energia limpa e acessível" e "parcerias e meios de implementação"  são outros destaques.
 
Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, o desempenho da UFOP no âmbito do combate à pobreza tem relação direta com as políticas de assistência oferecidas pela Universidade, sobretudo as ações afirmativas, as políticas de cotas e as ações de moradia estudantil. Atualmente são cerca de dois mil estudantes da Instituição que recebem apoio financeiro.
 
Eleonardo reforça, ainda, o compromisso da UFOP com a sustentabilidade assumido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). No documento, está destacado que a Instituição deve se firmar e se afirmar como agente capaz de contribuir para a construção de uma sociedade justa, plural e sustentável. "Este é o principal objetivo institucional e, na gestão, temos estimulado a sustentabilidade como um eixo transversal aos eixos do PDI. Tem sido uma realidade a definição dos planos, levando em consideração os ODS. Muitas ações diretas e indiretas têm contribuído neste sentido, o que explica o resultado da UFOP no Ranking de Impacto", comenta. 
 

copia_de_850x410px_1.png

Times Higher Education
ODS nos quais a UFOP se destaca
 
Embora a UFOP tenha aumentado sua pontuação geral, houve queda de posição no ranking. No entanto, de acordo com o THE, o Ranking de Impacto é dinâmico e cresce a cada ano, pois além de as instituições apresentarem melhorias, cada vez mais universidades procuram participar para demonstrar seu compromisso em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "Esperamos e acolhemos mudanças regulares na ordem de classificação das instituições (e desencorajamos comparações ano a ano), pois as universidades continuam a conduzir essa agenda urgente", explicam no site oficial.
 
A classificação do ranking depende de dados fornecidos durante o processo de submissão. A pontuação total de uma universidade em um determinado ano é calculada pela combinação de sua pontuação nos ODS. Já a pontuação para a classificação geral é uma média das pontuações totais dos últimos dois anos.
 
Confira o ranking completo aqui.

 

Veja também

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

mobilidade_academica_internacional_-_destaque.png O edital seleciona alunos para participar de programas de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre 2024. O objetivo é...

Leia mais