Ir para o conteúdo

UFOP firma nova parceria e aumenta cursos de idiomas ofertados

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A UFOP tem desenvolvido diversas iniciativas relacionadas ao ensino e ao aprendizado de idiomas estrangeiros. As ações realizadas por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) em conjunto com o Núcleo de Línguas (Rede Andifes-IsF), por exemplo, têm permitido a expansão do ensino de línguas, incentivando a internacionalização da Universidade e propiciando cooperação com outras instituições. 
 
As parcerias para ofertas de idiomas de maneira remota tiveram início em 2020, sendo a primeira oferta de idiomas realizada com a Universidad Antonio Nariño, da Colômbia, instituição parceira da UFOP desde 2018. Esse acordo proporcionou os cursos de Espanhol e de Português como Língua Estrangeira (PLE). As atividades do terceiro módulo foram iniciadas em setembro de 2021, contemplando 24 estudantes de cada uma das instituições. 
 
Em 2021, outras ações também tiveram início, como o curso de Língua Alemã, realizado em conjunto com a Reutlingen University, e os cursos de Língua e Cultura Chinesa e PLE iniciados em setembro a partir da nova parceria da UFOP com a instituição chinesa Hebei Geo University (HGU), firmada em maio deste ano. 
 
Por parte da HGU, as atividades do curso de Língua e Cultura Chinesa são ministradas pela professora Sun Yi e contam com 28 participantes da comunidade acadêmica da UFOP, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos. Pela UFOP, as aulas do curso de Português como Língua Estrangeira são ministradas pelos professores bolsistas, os estudantes de Letras da Universidade Almiro Ébani Neto e Samuel Martins, orientados pela professora Anelise Dutra, coordenadora do Curso de Letras e coordenadora Pedagógica de PLE do Núcleo de Línguas da UFOP (Rede Andifes-IsF). O início das aulas do curso online de PLE foi em 27 de setembro. 
 
A diretora de Relações Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz, destaca que a oferta de cursos a partir dessas parcerias reforça as parcerias já existentes e também proporciona novas, além de trazer oportunidades para a comunidade acadêmica da Universidade. "A demanda por cursos de idiomas estrangeiros por parte da comunidade acadêmica é constante, e para o efetivo processo de internacionalização da Universidade é fundamental que a comunidade tenha habilidade de se comunicar em mais de um idioma. Nesse sentido, a DRI tem envidado todos os esforços para promover e incentivar ações relacionadas à oferta de idiomas estrangeiros, contando com o fundamental apoio de professores do Departamento de Letras e de estudantes dos cursos de Letras", conta.
 
Para o próximo ano, é esperado que os cursos de Alemão, Espanhol e Língua e Cultura Chinesa tenham continuidade e que outros idiomas sejam oferecidos. Diante do número de estudantes internacionais matriculados na UFOP, o curso de Português como Língua Estrangeira também continua sendo ofertado em 2022. 
 
Para mais informações, acesse a página da Diretoria de Relações Internacionais. 

 

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais