Ir para o conteúdo

UFOP figura no Top 10% de ranking global de universidades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Alice Carpes
Nesta semana, foi divulgada a edição 2023 do World University Rankings, elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), que elenca as melhores universidades do mundo. De acordo com a entidade, trata-se do "único ranking acadêmico de universidades de todo o mundo que avalia a qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e pesquisa sem depender da coleta de informações e dados fornecidos pelas universidades".
 
Entre as universidades federais, a UFOP é a 33ª, e sobe para a 8ª posição no ranking das federais mineiras. Quem lidera essas duas categorias são, respectivamente, a UFRJ e a UFMG. Desconsiderando a posição e tomando como referência a pontuação obtida, a UFOP se situa a menos de 10 pontos das federais líderes. 
 
Ao todo, 54 universidades brasileiras foram listadas no Top 10%. O destaque fica para as instituições públicas, que representam 92,6% desse total. Considerada não apenas a melhor universidade do Brasil, mas também da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) aparece na 497ª posição no ranking global. 
 
Nesta edição, foram analisadas 20,5 mil universidades de todo o mundo e a UFOP está no Top 10% da lista — entre as primeiras 2.000 instituições —, ocupando a 1835ª posição. Não foram divulgadas as notas que a UFOP recebeu em cada um dos quesitos abaixo, constando apenas a nota final, que foi 66,6. A metodologia utiliza uma pontuação de 0 a 100 estabelecida a partir da análise de sete indicadores separados em quatro categorias, da seguinte forma: 
 
1) Educação: baseado no sucesso acadêmico dos ex-alunos de uma universidade e medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ganharam distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade. Peso: 25%.
 
2) Empregabilidade: baseado no sucesso profissional dos ex-alunos de uma universidade e medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos de liderança em empresas de renome em relação ao tamanho da universidade. Peso: 25%.
 
3) Corpo Docente: medido pelo número de professores que ganharam distinções acadêmicas de prestígio. Peso: 10%.
 
4) Pesquisa:
  • Produção de Pesquisa: medida pelo número total de trabalhos de pesquisa. Peso: 10%.
  • Publicações de alta qualidade: medido pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos de primeira linha. Peso: 10%.
  • Influência: medida pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos influentes. Peso: 10%.
  • Citações: medido pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados. Peso: 10%. 
CENTER FOR WORLD UNIVERSITY RANKINGS - É uma organização de consultoria sediada nos Emirados Árabes Unidos que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades com o intuito de aprimorar a educação e a pesquisa.
 
Desde 2012, o CWUR publica este ranking, que começou como um projeto em Jidá, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo. Segundo a própria instituição, o apelo para expandi-lo fez com que eles passassem a divulgar, a partir de 2019, as melhores duas mil entre quase 20 mil universidades em todo o mundo, fato que torna este o "maior ranking acadêmico de universidades globais".
 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais