Ir para o conteúdo

Seinter traz discussão sobre internacionalização para o Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

A oitava edição do Seminário de Internacionalização (Seinter) no Encontro de Saberes 2022, que acontece de 12 a 16 de dezembro, visa promover o diálogo entre estudantes que vivenciaram experiências acadêmicas internacionais com os que buscam essa vivência, com o objetivo de estabelecer um olhar mais crítico acerca da internacionalização. O encontro também pretende incentivar a participação da comunidade em outras iniciativas de internacionalização, como a oferta de atividades em idiomas estrangeiros.

O diretor de Relações Internacionais (DRI), Anderson Gamarano, salienta a importância do projeto para a comunidade acadêmica. "Por meio dos relatos dos alunos da UFOP que realizaram mobilidade, os demais estudantes da Universidade vão poder saber melhor como todo o processo se dá, além de também entender a importância que esse tipo de experiência pode trazer para a vida acadêmica, pessoal e profissional. Nada melhor do que alguém que teve essa oportunidade para descrever e convidar outros alunos a também participarem", afirma.

Anderson ressalta a necessidade da teia acadêmica para que esse programa funcione efetivamente: "Todas as atividades do Seinter buscam mostrar que a internacionalização se concretiza com a participação de toda a comunidade acadêmica da nossa Universidade".

A programação conta com duas Rodas de Conversa, na segunda (12) e na sexta (16). Na Roda de Conversa 1 - Mobilidade Acadêmica Internacional, vão estar presentes os estudantes da UFOP que fizeram mobilidade acadêmica na França, Eslováquia, Irlanda, Holanda e Hungria, compartilhando experiências e tirando dúvidas do público interessado.

Já na Roda de Conversa 2 - Internacional Day, universitários internacionais da UFOP vão partilhar informações acerca dos países de origem e as vivências no Brasil e na Universidade. Vão estar presentes estudantes da Colômbia, Gana, Venezuela e Nigéria.

Uma Mostra de Vídeos também será apresentada, trazendo diferentes realidades relacionadas à internacionalização, como a mobilidade acadêmica e os cursos de cultura e línguas estrangeiras.

Constam ainda na programação duas apresentações: na segunda (12), Larissa Brant, representante da Campus France, agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, vai apresentar atividades promovidas pelo escritório, bem como oportunidades para discentes da graduação e pós-graduação.

Já no dia 14, o professor Gonzalo Vicci Gianotti vai fazer uma mostra geral sobre a Universidad de la República (Uruguai), parceira da UFOP.

Todas as atividades vão ser transmitidas pelo YouTube. Para participar, é necessário se inscrever no Encontro de Saberes. Haverá emissão e certificado.

Confira a programação completa do Seinter:

 
 
 

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais