O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou o workshop "L'Atlante di Ohno: creazioni in videodanza a partire dalle fotografie dell’Archivio Ohno", em Bolonha, na Itália. Com o objetivo de destacar o valor cultural da arte de Kazuo Ohno, um dos fundadores da dança butô, e refletir sobre a ideia de Arquivo como dispositivo de criação e valorização do patrimônio cultural da dança, o laboratório, teórico e prático, abordou o método de composição coreográfico-dramatúrgico que usa a decomposição de imagens como ponto de partida para a criação da dança.
O laboratório aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro, durante o ZED Festival Internacional de Videodança, e contou com a parceria do Arquivo Kazuo Ohno, da Universidade de Bolonha (Unibo), na Itália. O resultado do workshop foi uma instalação aberta à visitação do público, organizada no DAMSLab Hall, espaço destinado a exposições na Unibo.
A proposta se conecta, também, com o projeto do qual o professor participa no Brasil juntamente com outros docentes do PPGAC, intitulado Arquivo Memória Intercultural das Artes da Cena no Brasil, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
INTERNACIONALIZAÇÃO - Atualmente, Éden Peretta está na Itália para o desenvolvimento de seu projeto de pós-doutorado na Universidade Roma Tre, "Atlas Coreodramatúrgico: um método de criação em dança por meio do uso crítico e negativo de imagens". A pesquisa é financiada pela Fapemig, por meio do edital Mobility Confap Italy, e tem supervisão da professora Samantha Marenzi.
O professor colabora como pesquisador visitante junto à Universidade de Bolonha, a convite da professora Elena Cevelatti. Os Departamentos de Artes da UFOP e da Unibo possuem, desde 2022, um acordo de colaboração internacional para intercâmbio bilateral de pesquisadores, estudantes, professores e técnicos.