Ir para o conteúdo

Primeira oferta de cursos do programa "Destino: Brasil" se encerra com avaliações positivas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES), com o objetivo de oferecer cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais e promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional.
 
Entre julho e agosto, foram ofertados 103 cursos por 42 instituições, de formas síncrona, assíncrona e híbrida. Os cursos oferecidos pela UFOP foram "Brazilian Food 'tasted' by Nuclear Magnetic Resonance", ministrado pelo professor Marcus Vinícius Cangussu Cardoso (Dequi) e "Música Brasileña", ministrado pelo professor João Fortunato Soares de Quadros Júnior (Demus), ambos apresentados em língua estrangeira.
 
O professor João Fortunato, que apresentou seu curso em espanhol, considera a proposta mais interessante e representativa do que havia pensado inicialmente. "Alunos de diferentes culturas adoraram conhecer mais sobre gêneros musicais brasileiros de grande repercussão internacional, como o samba e a bossa-nova, mas se surpreenderam com outros vários que ainda são muito pouco difundidos, como a catira e o lundu", comenta.
 
O docente conta, ainda, que a experiência com as aulas a distância foi positiva. "As atividades síncronas do curso foram capazes de promover a aproximação dos participantes, que conseguiram compartilhar experiências múltiplas durante o período de aula. Também foi possível notar que as atividades assíncronas permitiram o trabalho cooperativo entre os participantes", afirma.
 
Já o professor Marcus Vinícius, que apresentou seu curso em inglês, destaca que "através do curso 'Brazilian Food 'tasted' by Nuclear Magnetic Resonance', foi possível promover um pouco dos conhecimentos em ressonância magnética aplicada ao estudo de alimentos e também a integração entre diferentes culturas".
 
NOVOS CURSOS - Com a experiência positiva de professores e alunos, que se refletiu nas avaliações enviadas, e a relevância da ação para a internacionalização da extensão, os cursos da UFOP serão oferecidos novamente a partir de novembro.
 
 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais