skip to content

Primeira oferta de cursos do programa "Destino: Brasil" se encerra com avaliações positivas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (CGRIFES), com o objetivo de oferecer cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais e promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional.
 
Entre julho e agosto, foram ofertados 103 cursos por 42 instituições, de formas síncrona, assíncrona e híbrida. Os cursos oferecidos pela UFOP foram "Brazilian Food 'tasted' by Nuclear Magnetic Resonance", ministrado pelo professor Marcus Vinícius Cangussu Cardoso (Dequi) e "Música Brasileña", ministrado pelo professor João Fortunato Soares de Quadros Júnior (Demus), ambos apresentados em língua estrangeira.
 
O professor João Fortunato, que apresentou seu curso em espanhol, considera a proposta mais interessante e representativa do que havia pensado inicialmente. "Alunos de diferentes culturas adoraram conhecer mais sobre gêneros musicais brasileiros de grande repercussão internacional, como o samba e a bossa-nova, mas se surpreenderam com outros vários que ainda são muito pouco difundidos, como a catira e o lundu", comenta.
 
O docente conta, ainda, que a experiência com as aulas a distância foi positiva. "As atividades síncronas do curso foram capazes de promover a aproximação dos participantes, que conseguiram compartilhar experiências múltiplas durante o período de aula. Também foi possível notar que as atividades assíncronas permitiram o trabalho cooperativo entre os participantes", afirma.
 
Já o professor Marcus Vinícius, que apresentou seu curso em inglês, destaca que "através do curso 'Brazilian Food 'tasted' by Nuclear Magnetic Resonance', foi possível promover um pouco dos conhecimentos em ressonância magnética aplicada ao estudo de alimentos e também a integração entre diferentes culturas".
 
NOVOS CURSOS - Com a experiência positiva de professores e alunos, que se refletiu nas avaliações enviadas, e a relevância da ação para a internacionalização da extensão, os cursos da UFOP serão oferecidos novamente a partir de novembro.
 
 

Veja também

29 Novembro 2021

A embaixadora Brigite Collet iniciou sua missão no Brasil em maio de 2020 e esta foi sua primeira visita a...

Leia mais

26 Novembro 2021

A fim de buscar a igualdade de gênero nas áreas de engenharia e ver uma maior participação das mulheres em...

Leia mais

23 Novembro 2021

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) convida a comunidade acadêmica para participar do programa internacional cultural "Colombia in every sense",...

Leia mais

22 Novembro 2021

A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, assinou o acordo com universidade Allameh Tabataba'i University (ATU)...

Leia mais