Ir para o conteúdo

Nupedes firma parceria com outras universidades em edital interinstitucional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (Nupedes) da UFOP participa de quatro projetos aprovados por meio do Edital Interinstitucional entre a Universidade, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo das parcerias é construir uma rede de intercâmbio entre profissionais das instituições, além de estabelecer agendas de trabalho colaborativo de pesquisa e extensão.
 
De acordo com a coordenadora de extensão do Nupedes, Marisa Singulano, o edital "foi uma boa oportunidade para colocar à frente os projetos que estavam sendo desenvolvidos e os que tínhamos intenção em desenvolver". O papel do núcleo foi mediar a comunicação entre as universidades, entrando em contato com os pesquisadores para firmar as parcerias e construir os projetos para atender ao edital. "A proposta é sempre trabalhar com a participação das comunidades, por ser um trabalho extensionista precisamos desse envolvimento e saber das demandas e necessidades. A nossa ideia é que este seja o primeiro passo para construir uma parceria de longo prazo entre essas instituições que estão nas regiões envolvidas com a mineração", afirma Marisa.
 
Cada um dos projetos aprovados possui uma iniciativa específica e independente, enquanto o conjunto das propostas pretende atuar de forma integrada nas dimensões ambiental, social, econômica e da saúde. As atividades vão buscar alternativas para os efeitos da pandemia e da mineração sobre a agricultura familiar na região de Mariana e Ouro Preto. "A ideia é que um projeto complemente o outro atuando em áreas distintas", analisa a coordenadora.
 
Os projetos aprovados começaram as atividades este ano. São eles:
  • "Osum e Nanã vilipendiadas por Ogum: monitoramento participativo dos agroecossistemas no Rio Doce", coordenado pela professora da UFV Irene Cardoso. Conta com a participação dos professores Maria Cristina Messias (Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente - Debio), Maurício Leonard de Souza (Departamento de Arquitetura - Dearq) e Marisa Singulano (Departamento de Ciências Sociais - Decso).
  • "Quintais produtivos como ferramentas de reabilitação da região atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, Mariana (MG) e pela pandemia de COVID-19", coordenado pela professora da UFV Marilda Teles. Conta com a participação dos professores Maurício Leonard (Dearq) e Maria Cristina Messias (Debio).
  • "Promoção da saúde e Segurança Alimentar e Nutricional em populações atingidas pela mineração em Mariana e Ouro Preto em tempos de COVID-19", coordenado pela professora da UFV Silvia Priori. Conta com a participação de Anabele Pires Santos (Departamento de Nutrição Clínica e Social - Dencs), Maria Cristina Passos (Dencs), Anelise Andrade de Souza (Dencs), Marília Alfenas Sírio (Dencs), Raquel de Deus Mendonça (Dencs), Camila Carvalho Menezes Salierno (Dencs), Erika Cardoso dos Reis (Dencs), Élido Bonomo (Dencs) e Marisa Singulano (Decso).
  • "Agricultura familiar, economia solidária e desenvolvimento sustentável", coordenado pelo professor da UFV Marcelo Miná. Conta com a participação de Marisa Singulano (Decso), Fernanda Faria (Departamento de Ciências Econômicas - Deeco), Francisca Diana Viana (Departamento de Engenharia de Produção - Depro), Pedro Abreu (Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva - Demsc).
 
NUPEDES - O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social busca propor e executar projetos de pesquisa e extensão relacionados à temática do desenvolvimento local em Ouro Preto e Mariana, no que se refere aos aspectos tanto socioeconômicos quanto ambientais. Trata-se de uma proposta multidisciplinar que busca o fortalecimento da economia local por meio da diversificação das suas estruturas produtivas.
 
O Nupedes foi criado em 2015 como um núcleo de pesquisas e centro de extensão e tem atuado principalmente em projetos direcionados à agricultura familiar.

Veja também

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

mobilidade_academica_internacional_-_destaque.png O edital seleciona alunos para participar de programas de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre 2024. O objetivo é...

Leia mais