Ir para o conteúdo

Finalizado curso de mobilidade virtual internacional "Música Brasileña"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O curso, ofertado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em parceria com a UFOP, foi ministrado em espanhol pelo professor João Fortunato, do Departamento de Música. As aulas foram concluídas na última sexta (28), totalizando uma carga horária de 30 horas, distribuídas em encontros síncronos e atividades assíncronas.
 
Ao todo, foram 17 estudantes participantes, sendo três de instituições da Colômbia, Chile e México. Nas aulas foram abordados diferentes gêneros e movimentos musicais da cultura brasileira, em um estudo baseado na apreciação musical, com aspectos da história e do contexto sociocultural em que esses gêneros surgiram. 
 
A avaliação do professor sobre o curso é positiva. Segundo ele, os estudantes "conseguiram compreender muito bem os conteúdos e as atividades propostas, relatando que o curso possibilitou conhecer mais sobre a música brasileira e também fazer música, ainda que de forma virtual".
 
Grato pela oportunidade, o estudante colombiano Elkin Rodrigo elogiou as aulas, que lhe permitiram "aprender e apreciar cada um dos elementos históricos, sociais, culturais e até técnicos que identificam e moldam a música brasileira".
 
"O professor João Fortunato ministrou de forma leve e completa, e pude conhecer e aprender melhor sobre a história e os gêneros musicais brasileiros. E tudo isso em espanhol, praticando o idioma sem medo, pois o professor foi compreensivo e atencioso a todo momento", conta a estudante brasileira Bruna Magalhães.
 
MÚSICA BRASILEÑA - O curso foi ofertado pela primeira vez entre julho e agosto de 2021, por meio do Programa de Mobilidade Virtual Internacional "Destino: Brasil", da Andifes. Teve como objetivo disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional e incentivar a internacionalização da Universidade.

 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais