Ir para o conteúdo

Cursos de língua estrangeira favorecem internacionalização

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nathalia Vergara

Com o objetivo de ampliar o diálogo entre países e difundir o conhecimento nacional e internacional para todos, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) oferta cursos de línguas estrangeiras para os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Na terça (1º), o curso de italiano fez sua aula inaugural. Ministrada pela aluna do curso de Letras de uma instituição italiana, Claudia Annunziata, em mobilidade na UFOP, o curso formou duas turmas: a primeira às terças e quartas-feiras, das 15h20 às 16h50, e a segunda às quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e quintas-feiras, das 15h20 às 16h50. Ambas no Campus Morro do Cruzeiro.

Foi a aluna que se voluntariou para que as aulas pudessem ser realizadas neste semestre e, por isso, que os horários são fixos. A aula inaugural encheu a sala com estudantes de diversos cursos do campus Morro do Cruzeiro. Claudia iniciou a aula com curiosidades sobre a Itália e seguiu com exercícios gramaticais. O curso é gratuito e o material é disponibilizado a cada "unidade" do curso pela Caint para todos os estudantes inscritos. 

A coordenadora de Assuntos Internacionais Jaqueline Schultz estava presente no início da aula e disse que houve uma grande procura pelos cursos e uma boa avaliação dos que já se encerraram, o que segundo ela, além de demonstrar o interesse da comunidade acadêmica, também reforça a necessidade de a universidade manter essas atividades. 

INTERNACIONALIZAÇÃO - Prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025, os cursos em idioma estrangeiro estimula a Internacionalização da Universidade, além de otimizar as experiências dos estudantes. 

Em 2019, foram ofertados os cursos de Língua Francesa (primeiro e segundo semestre), Língua Espanhola (primeiro semestre), Língua Inglesa e Português como Língua Estrangeira (primeiro e segundo semestre) e Língua Italiana (segundo semestre). No caso do Português como Língua Estrangeira, seu papel é de difundir o conhecimento sobre nosso idioma e sobre nossa cultura para aqueles que fazem mobilidade acadêmica, por exemplo.

Devido aos cortes no orçamento, não há previsão de oferta para 2020. Mesmo contando com voluntários em mobilidade acadêmica, que ficam apenas um semestre, e buscando alternativas para ofertar os cursos, ainda assim a Universidade necessita de recursos para a oferta. 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais