Ir para o conteúdo

Cônsul da Holanda visita UFOP para debater mineração e sustentabilidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
O encontro foi solicitado pelo Consulado Holandês e ocorreu na última quarta (20), no prédio da reitoria, em Ouro Preto. Na reunião, foram discutidos temas acerca da mineração e da sustentabilidade, principalmente em referência ao rompimento das barragens da Samarco, ocorrido em novembro de 2015. 
 
A Holanda possui experiência notória em gerenciamento de água, e a missão das empresas holandesas, chefiada pelo consulado do país, vem ao Brasil para participar da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) e do Congresso Brasileiro de Mineração, que ocorrem em Belo Horizonte, e oferecer conhecimento nas áreas afetadas pela lama. Nesse sentido, a UFOP, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram as escolhidas para receber uma visita com o objetivo de buscar possibilidades de parceria e implementar discussões nas áreas biológica, social, geológica e da mineração.
 
Maarten Rusch, cônsul geral adjunto da Holanda, que atua no Rio de Janeiro, afirma a importância do encontro no sentido de auxiliar em questões ambientais nas áreas de mineração, unindo tecnologia e conhecimento acadêmico. "É muito interessante, pois sabemos que as universidades da região têm muito conhecimento nas situações locais e em tecnologia, e queremos conectar esses conhecimentos", ressalta.
 
Enviado especial de Recursos Naturais do governo holandês, Dirk-Jan Koch, também lidera a missão e esteve presente no encontro. Koch é ligado ao Ministério das Relações Exteriores da Holanda e ocupa um cargo equivalente ao de embaixador de sustentabilidade. Além disso, é especialista em mineração, diplomata, escritor, cientista social e professor de Desenvolvimento Econômico e Comércio Internacional da Universidade Radboud. Na Exposibram, Koch fará uma palestra na quinta-feira (21), cujo tema é "O papel da mineração na governança da água". 
 
"Acredito que pode ser muito positivo manter esses contatos, no intuito de colocar em colaboração pesquisadores da UFOP com os pesquisadores e empresas que possuem tecnologia no exterior. Isso pode resultar não só em produtos científicos mas também em soluções na área afetada pelo rompimento das barragens", afirma o vice-reitor da UFOP, Hermínio Arias Nalini Júnior, que levantou ainda a possibilidade de trabalhar em outras regiões, com foco na área social e ambiental.
 
Na reunião, estiveram presentes também os professores Sérgio Francisco de Aquino, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Hermani Mota Lima, vice-diretor da Escola de Minas e Yasmine Antonini, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente. Após a reunião em Ouro Preto, a equipe do consulado seguiu para Mariana, para um encontro com o prefeito Duarte Gonçalves Junior. 
 
EXPOSIBRAM - É o maior evento do setor de mineração do Brasil. Em sua 17ª edição, empresas holandesas apresentam suas experiências para desenvolver soluções conjuntas na realidade brasileira. Quatro temas principais integram o programa da missão: gerenciamento de barragens, monitoramento e eficiência de recursos hídricos, água potável e tratamento de rejeitos líquidos.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais