Ir para o conteúdo

Um novo semestre e o mesmo dever social

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
No último semestre foram comemorados os 50 anos da Universidade Federal de Ouro Preto. Meio século de produção de conhecimento científico, cultural e social somado às contribuições do legado criado pelas centenárias Escola de Farmácia e Escola de Minas. Neste semestre 2020/1, os novos alunos e os que já estão aqui são convidados a continuar a caminhada no rumo do desenvolvimento, somando os esforços dos docentes, técnicos administrativos e demais contribuintes da Instituição. Que a Universidade possa produzir cada vez mais conhecimento e cumprir o seu dever social, que é promover uma educação diversa, inclusiva e de qualidade, que dialogue com a sociedade e contribua para mudanças positivas no cotidiano social.
 
A UFOP entra em 2020 com orgulho de estar entre as 11 universidades do Brasil que entraram no ranking das melhores do mundo, graças ao empenho de toda comunidade acadêmica. Também está na lista de melhores do mundo entre os países emergentes. Referência nos cursos de jornalismo, direito, serviço social e administração e nota 4 no Índice Geral de cursos, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC), a UFOP reconhece a importância de resistir e defender a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade, o que somente é possível com o envolvimento de todos.
 
ESTRUTURA - Na graduação, são 53 cursos disponíveis, sendo 49 presenciais nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Já no formato de educação a distância, são 200 municípios atendidos por polos distribuídos por toda Minas Gerais e outros estados. A pesquisa é contemplada em 42 cursos de mestrado e doutorado em 31 programas de pós-graduação que, além da formação acadêmica, desenvolvem patentes inovadoras, publicam informações primordiais para a sociedade, captam recursos e promovem o diálogo com centros de pesquisa e com a cultura de todo o mundo. Na extensão, o diálogo com a comunidade é feito por intermédio de programas, projetos e cursos que, somente em 2019, contabilizaram 319 ações.
 
Ingressar em uma universidade federal é um sonho de muitos brasileiros, e a UFOP está aqui para transformar e ressignificar a história de todos os seus estudantes, trabalhando para que, em breve, isso deixe de ser apenas um desejo e passe a ser a realidade para todos os brasileiros. A UFOP oferta anualmente 2,7 mil oportunidades para a graduação e centenas para a pós-graduação. Para auxiliar nas condições de permanência dos estudantes, a Universidade tem ainda importantes políticas de assistência estudantil e atendimentos especializados.
 
"A UFOP recebe, de braços abertos, todos os estudantes para continuar dando seguimento aos três pilares de sustentação da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão", disse a reitora Cláudia Marliére, acrescentando a sua expectativa de que os novos estudantes tenham a melhor experiência possível na Universidade: "Para vocês que estão chegando pela primeira vez à UFOP ou retomando suas atividades acadêmicas do semestre, desejo que não deixem de sonhar com um futuro melhor, mesmo com as universidades públicas enfrentando desafios das mais diversas ordens", afirma. 
 
Ela falou também sobre a importância da universidade pública para o país, lembrando que essa instituição "deve ser motivo de orgulho por se tratar, principalmente, de um patrimônio da sociedade brasileira". Ao falar sobre o ambiente acadêmico, a professora Cláudia destacou que, "aqui, com os nossos professores e técnicos em educação, buscamos sempre cultivar um ambiente de solidariedade, alegria e afeto, para que o conhecimento, a cultura e a diversidade sejam mais prazerosos, permitindo-nos a realização dos nossos propósitos, com respeito e confiança, em direção à construção de um mundo mais justo".

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais