Ir para o conteúdo

UFOP realiza reuniões sobre permanência do ICHS em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Paula Bamberg
Com: 
Agliene Melquíades

O Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) realizou uma reunião extraordinária na última quinta-feira (16) para discutir com estudantes, docentes e técnicos a situação do Instituto diante do cenário jurídico desfavorável. A Justiça, a partir de ação da Arquidiocese de Mariana, promulgou sentença determinando a restituição de prédios pertencentes à Igreja que foram cedidos à UFOP pelo regime de comodato (entenda o caso).  

Na reunião, foi criada uma comissão de mobilização para tratar do assunto, que terá como principal objetivo expandir o debate aos setores organizados da comunidade e ampliar o diálogo com a Arquidiocese de Mariana. A comunidade acadêmica expressou o desejo de que o Instituto continue instalado na cidade, e os conselheiros reforçaram o apoio à autonomia e unidade do ICHS e a sua permanência no município.

No mesmo dia, estava prevista uma reunião entre a UFOP e os líderes da Arquidiocese para tentarem entrar em um acordo sobre a posse dos prédios do ICHS. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Mariana e contou com a presença da reitora, Cláudia Marliére, do vice-reitor, Hermínio Nalini, do diretor do Instituto, Luciano Campos, e de outras autoridades da Universidade e da Prefeitura Municipal da cidade. A Arquidiocese não esteve presente — ausência justificada por conflito de agenda. 

Mesmo com a ausência de representantes da Igreja, foram debatidos meios legais para que o Instituto continue no município. Ressaltou-se a importância do ICHS para Mariana, pois a unidade abriga três cursos de bacharelado e dois de licenciatura, no âmbito da graduação, e três cursos de mestrado e um de doutorado, na pós-graduação. São cerca de mil e quinhentos alunos, que se inserem na comunidade por meio de projetos de extensão e estágios dentro das escolas, criando uma união entre a população e o Instituto por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, o ICHS é o instituto da UFOP que mais gradua pessoas naturais da região.

DIÁLOGO - Em defesa da permanência do Instituto na cidade, professores e alunos da UFOP, em conversa com a Prefeitura de Mariana, constroem uma luta que está, cada vez mais, se aproximando da comunidade. O caso corre na Justiça e a Arquidiocese requer a posse dos prédios onde fica situado o Instituto e o pagamento de aluguel retroativo a 2003.

Em outra reunião ocorrida no início deste mês entre representantes da Universidade e da Arquidiocese, a UFOP foi informada sobre a decisão da Igreja de não aceitar a proposta de prorrogação do comodato por mais dez anos para a construção de novas instalações para o ICHS. Até o momento, não foi estipulado prazo para desocupação.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais