skip to content

UFOP entre as 50 melhores da América Latina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Túlio dos Santos
Com: 
Bárbara Torisu

O ranking Times Higher Education (THE), que organiza a lista das melhores universidades da América Latina, colocou a UFOP entre as 50 melhores, depois de avaliar, de forma mais individualizada, critérios relativos ao ensino, à pesquisa, à didática, assim como a perspectiva da internacionalização. Para o reitor Marcone Jamílson Freitas Souza, "essa classificação é um reconhecimento da qualidade de nossos cursos, e, também um impulso para melhorar ainda mais a visibilidade internacional da Instituição".


O Pro-reitor de graduação, professor Marcílio Freitas, também comemora esta classificação. Segundo ele, o resultado "reflete o esforço da instituição na melhoria dos indicadores de qualidade nas cinco áreas avaliadas e impõe a manutenção de uma política de constante melhoria institucional".

Na UFOP, os níveis de formação se estabelecem na Graduação, Pós-Graduação e na Extensão. Na graduação, a Instituição está entre as melhores do país, ocupando a 22ª posição entre as 231 Instituições de Ensino Superior, registrando também bom desempenho na pós-graduação, ocupando o 34º, de acordo dados do Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgados em 2016.

Multicampi - A Universidade está inserida na mesorregião de Belo Horizonte, se estendendo até João Monlevade e na microrregião de Ouro Preto, que abrange as cidades de Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. 

icea_monlevade.jpg

Thiago Barcelos
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - Campus João Monlevade

Em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade mantém seus campi abarcando todas as áreas do conhecimento, em uma estrutura que comporta 150 salas de aula e 140 laboratórios. Com 948 professores e 806 técnico-administrativos, oferece 51 cursos de graduação - cinco na educação a distância -, 13 doutorados, 27 mestrados e 20 especializações lato sensu.

Quanto ao corpo discente, são 12.300 alunos de Graduação, estando 1.408 matriculados na modalidade a distância. Na pós-graduação, são 354 matrículas em programas de doutorado, 1.212 de mestrado e 3.485 em especializações (presencial e a distância).

ichs.jpg

Paula Bamberg
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Mariana

icsa.jpg

Amanda Sereno
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Mariana

 

Internacionalização - Presente no ambiente acadêmico e cultural,  a internacionalização se desenvolve institucionalmente como meio para melhorar a produção do conhecimento científico, tecnológico, patrimonial e ambiental.

As ações neste sentido, articuladas pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais, têm sido materializadas por meio do estímulo à mobilidade de docentes, pesquisadores, gestores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a recepção de alunos e professores estrangeiros.

Veja também

25 Março 2020

O Comitê de Enfrentamento do Coronavírus se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde de Ouro Preto para discutir estratégias...

Leia mais

25 Março 2020

Em reunião realizada na última terça (24), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFOP votou pela suspensão...

Leia mais

25 Março 2020

Em reunião realizada na última terça (24), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFOP votou pela suspensão...

Leia mais

24 Março 2020

No endereço ufop.br/coronavirus , são disponibilizadas as informações sobre as ações da UFOP frente à pandemia de Coronavírus. No mesmo...

Leia mais