Ir para o conteúdo

UFOP e representantes do governo de Minas se reúnem para discutir sobre Hospital Universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print Google Meet
A reunião que tratou do interesse da UFOP de que o Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete se torne um hospital escola foi realizada na terça (14). Representaram a UFOP a reitora Cláudia Marliére, o pró-reitor de Planejamento de Administração, Eleonardo Lucas Pereira, e os professores da Escola de Medicina da UFOP, Keila Deslandes e Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta. 
 
Participaram também a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (MEC/Defis), Tânia Mara, e os representantes do governo de Minas, Luísa Cardoso Barreto, Marcel Beghini, Camila Moreira de Castro, Sílvia Caroline Listgarten Dias e Camila Neves. 
 
No encontro, a reitora destacou que caso a proposta seja aceita, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) vai fazer a gestão do Hospital e que, nesse caso, é interessante ter o posicionamento da EBSERH e do Ministério da Educação.
 
Tânia Mara ressaltou a importância de se ter um hospital, mas enfatizou as particularidades orçamentárias e de gestão e propôs prosseguir o diálogo com a participação da EBSERH. 
 
Os representantes do governo de Minas afirmaram, na reunião, que vão analisar a possibilidade de repasse da gestão diretamente para a UFOP — por ser uma universidade pública — sem a necessidade de publicação de um edital para a gestão, como vinha sendo proposto anteriormente.  
 
Ao final, entre os encaminhamentos, ficou pré-agendada uma nova reunião para janeiro, com participação de representantes da EBSERH, após alinhamento que vai ser feito entre a reitora e a Empresa. 
 
Debates sobre o hospital universitário da UFOP também aconteceram em reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, em junho deste ano em Ouro Preto.  

Veja também

12 Junho 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será contemplada com cerca de R$60 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento...

Leia mais

8 Junho 2024

Com profundo pesar, informamos o falecimento de Vicente de Paula Cândido, ocorrido neste sábado (8). Carinhosamente conhecido como Vicentão, ele...

Leia mais

3 Junho 2024

Em junho, o Centro de Artes e Convenções da UFOP será palco de diversos eventos culturais. A programação inclui, dentre...

Leia mais

21 Maio 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), representada pela reitora Cláudia Marliére, participa nesta semana do Seminário e Conselho Pleno...

Leia mais