Ir para o conteúdo

UFOP e município unem esforços para fortalecer políticas de saúde mental

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
O tema foi discutido em reunião realizada nesta segunda (28), no Centro de Saúde da UFOP, com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto. O objetivo principal da conversa foi o planejamento de políticas e ações direcionadas à saúde mental no âmbito municipal, segundo informação do pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Máximo Martins.
 
Como um dos principais resultados do encontro, UFOP e município decidiram criar uma comissão permanente de diálogo que terá "a responsabilidade de fomentar a interlocução constante entre as partes, visando ações coordenadas e colaborativas em prol da saúde mental", de acordo com o pró-reitor.
 
Máximo Martins informou também que serão intensificadas ações para um maior incremento no cadastramento de alunos junto ao Sistema Municipal de Municipal de Saúde (SUS), sendo previsto, inclusive, um esforço mais direto da prefeitura do campus de Ouro Preto com esse objetivo. Isso, segundo ele, vai assegurar que os estudantes tenham acesso contínuo aos serviços essenciais de saúde.
 
AÇÕES EDUCATIVAS - Ações educativas abrangentes serão planejadas entre a UFOP e a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de "aumentar a conscientização sobre os canais de atendimento disponíveis, de forma a eliminar o estigma associado à saúde mental, incentivando indivíduos a buscar auxílio quando necessário", de acordo com Máximo.
 
Em sua avaliação do encontro, o pró-reitor considera que o "engajamento entre a UFOP e a Secretaria Municipal de Saúde reflete a preocupação genuína da Universidade com a saúde mental da comunidade universitária e da população em geral". Ele reforçou que o diálogo contínuo é fundamental nesse processo, lembrando que "ambas as partes estão empenhadas em criar um ambiente saudável e acolhedor nessa direção".
 

Veja também

30 Abril 2024

Em maio, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui, dentre outras...

Leia mais

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais