Ir para o conteúdo

UFOP disponibiliza 500 livros digitais pelo portal Minha UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A iniciativa busca estimular a leitura de e-books pela comunidade universitária — estudantes, técnicos-administrativos e professores — mesmo mantendo a utilização de livros impressos. Até o momento, são 500 livros publicados (já disponíveis em Minha UFOP > Biblioteca Digital > E-books Lectio), nas áreas da saúde (editora Atheneu) e das ciências humanas e sociais aplicadas (editora Zahar). Até o próximo período letivo, a expectativa é de que a biblioteca seja ampliada e mais livros sejam disponibilizados no sistema.
 
Para usuários que estejam em um dos campi da UFOP, a necessidade do login pelo Minha UFOP é facultativa, pois também é possível acessar a biblioteca diretamente pelo site ufop.dotlib.com.br.
 
Este novo recurso é uma alternativa socioambientalmente consciente que amplia as possibilidades de acesso dos alunos, pois é um sistema gratuito, ilimitado e simultâneo. Ou seja, qualquer usuário pode acessar os conteúdos de qualquer lugar, a qualquer hora — basta possuir acesso à internet e à plataforma Minha UFOP.
 
"Todo material impresso, em geral, tem uma depreciação durante o uso. Às vezes, precisamos tirar os livros de circulação para realizarmos sua manutenção e, em outras vezes, eles podem passar a ser totalmente inutilizados. No caso do livro digital, ele sempre estará disponível eletronicamente. Os estudantes também não passarão pela eventualidade de procurar um livro e a quantidade total de exemplares já estar emprestada, por exemplo, pois nesse sistema ele está disponível para todos", destaca Leonardo Testasicca, chefe do núcleo administrativo do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin). Entretanto, segundo ele, os livros impressos não serão extintos e continuam sendo adquiridos normalmente.
 
ACESSIBILIDADE — O sistema pode ser acessado por computadores, smartphones e tablets e possui suporte para usuários com necessidades especiais. Deficientes visuais têm a possibilidade de aumentar o tamanho da tipografia dos textos ou de ativar o recurso de leitura de tela.
 
AQUISIÇÃO — A Universidade Federal de Ouro Preto adquiriu os livros com a Dot.Lib, uma empresa brasileira dedicada à disseminação da informação científica por meio do fornecimento de acesso online a livros digitais, periódicos eletrônicos e bases de dados nas mais diversas áreas do conhecimento. A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina.

 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais