Ir para o conteúdo

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e especialização só serão aceitos em formato digital

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fábio Augusto
Com: 
Adrienne Pedrosa
A partir do segundo semestre de 2018, as bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto não aceitarão exemplares impressos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação e especialização. Concluintes deste semestre devem arquivar o trabalho no sistema, exceto aqueles tratem de informações confidenciais, mediante justificatica do orientador validada pelo colegiado.

A grande novidade é que todos os trabalhos dos três campi da UFOP estarão reunidos na mesma plataforma virtual, devidamente categorizados e com acesso livre e gratuito. Até então, para ter acesso aos trabalhos, era necessário ir às bibliotecas e procurar por assuntos específicos manualmente.

Considerando a falta de espaço físico e o compromisso socioambiental, a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso (BDTCC), aprovada pela Resolução CEPE N.º 7.210, em junho de 2017, permitirá mais segurança na manutenção dos documentos, dispensando a necessidade de impressão e depósito nas bibliotecas. 
 

06524_photo_2_5463185553534754769_.jpg

Fábio Augusto
Prateleiras de TCCs na Biblioteca da Escola de Minas.
 
Os colegiados que desejarem disponibilizar os TCCs na Biblioteca Digital deverão entrar em contato com o Repositório Institucional. Para concluintes de semestres anteriores ao 2018/2, a plataforma também estará disponível para a publicação voluntária dos trabalhos.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail monografias@ufop.edu.br ou pelo telefone (31) 3559-1515.

CAPACITAÇÃO - O Seminário de Capacitação do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin), realizado na segunda (3), no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), discutiu as inovações e alterações implantadas recentemente no Sisbin, reunindo servidores e coordenadores do sistema. 

O Sistema de Fichas Catalográficas e a disponibilização de e-books foram as principais novidades apresentadas no evento. As Fichas Catalográficas cadastram e organizam monografias, teses e dissertações, o que melhora a qualidade do trabalho, impactando diretamente na agilidade das buscas por temas. 

Foram também apresentados os novos projetos de extensão sobre leitura e as mudanças implementadas nos projetos já existentes na UFOP: 

Biblioterapia: Projeto novo que busca uma melhor qualidade de vida acadêmica através do incentivo à leitura, tendo como resultado a melhoria nos trabalhos finais, além de abrir os espaços da biblioteca para convivência. O projeto se baseia em contação de histórias, rodas de conversa e terapias individuais. 

- Carro Biblioteca: Foi desenvolvido em 2006 com objetivo de levar uma biblioteca itinerante aos distritos e bairros periféricos de Ouro Preto e contribuir com a inserção social e cultural da população. 

Vagão Biblioteca: Está em desenvolvimento. Ficará localizado em Ouro Preto, com o objetivo de realizar o empréstimo domiciliar de livros.
 

06397_sisbin_4_883423969248019079.jpg

Tuila Dias
IV Seminário interno do SISBIN, "Biblioteca Universitária - Caminhos para a Inovação", no auditório do ICEB.
 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais