Ir para o conteúdo

Suspensas as atividades presenciais na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Matheus Santos
As atividades acadêmicas presenciais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram suspensas por tempo indeterminado — com reavaliação quinzenal — em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFOP nesta terça (17). A reunião avaliou o funcionamento da Instituição e as medidas a serem tomadas por indicação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que elaborou um documento com "Estratégias de prevenção e contenção do contágio do Coronavírus", apresentado na reunião. As recomendações propostas pelo Comitê levam em conta a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e as últimas orientações do Ministério da Saúde. Também foram avaliadas as recomendações do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes).
 
A decisão do Cuni define suspensão imediata das atividades presenciais da graduação, da pós-graduação e da extensão, bem como do funcionamento dos restaurantes universitários, bibliotecas, dos museus e do cinema; da realização de eventos institucionais e do afastamento de servidores para viagens. Serão mantidas as atividades que não podem ser interrompidas, como as defesas de mestrado e doutorado, algumas pesquisas e atividades e extensionistas, devido aos prazos estabelecidos. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Aquino, destacou que não é uma paralisação total, já que “parte dessas pesquisas desenvolvidas na Universidade são voltadas ao combate a doenças, criação de vacinas e medicamentos".
 
A indicação é buscar todas as formas de reduzir a curva acentuada de contaminação, o que pode superar a capacidade de atendimento instalada nos municípios. É solicitado que não sejam realizadas festas e outras formas de aglomeração, e indicado aos estudantes o retorno às suas residências. Quanto aos servidores, deve ser avaliada a impossibilidade de interrupção das atividades e, quando for o caso, a realização das atividades de forma remota. Também existe uma negociação com as empresas contratadas para que não haja impacto negativo para os terceirizados. 
 
A situação deve continuar enquanto houver o risco de contaminação em larga escala. A avaliação será feita quinzenalmente com base nas informações governamentais e análises técnicas da UFOP. “O cenário nacional é de grande risco com a disseminação rápida do vírus. A suspensão das atividades pode desacelerar esse processo”, esclarece a reitora Claudia Marliére ao ressaltar que a suspensão não tem o caráter de cancelamento do semestre.
 

Reunião CUNI

Matheus Santos
Reunião do Cuni que suspendeu atividades
AVALIAÇÃO DO COMITÊ - As orientações propostas pelo documento do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus contemplam os eixos administrativo, educativo e assistencial:
 
ADMINISTRATIVO - No eixo administrativo, estão as indicações dos protocolos a serem observados pela gestão da UFOP para resguardar a segurança de todos os envolvidos nas atividades acadêmicas, prestigiando a redução do contato presencial. É indicado o funcionamento dos setores essenciais, a aquisição de insumos para prevenção e tratamento, o cancelamento de férias de servidores considerados primordiais para o momento e a priorização das atividades de forma remota. 
 
EDUCATIVO - No eixo educativo, as medidas a serem tomadas devem focar na disseminação de informações relativas à prevenção, diagnóstico e combate às notícias falsas, por meio das mídias convencionais (rádio, televisão, impresso) e digitais (sites, Facebook, Instagram, Twitter). A proposta é também firmar parcerias com as prefeituras municipais locais para colaborar na disseminação de informações sobre o fluxo assistencial dos municípios e, principalmente, estimular a vacinação contra o vírus influenza, com início previsto para 23/03.
 
ASSISTENCIAL - No eixo assistencial, as medidas a serem tomadas focam no treinamento e capacitação da equipe de saúde e na adequação do Centro de Saúde da UFOP no Campus Morro do Cruzeiro, para início dos atendimentos, com a implementação do fluxo de atendimento de casos suspeitos de coronavírus. Neste sentido, o Lapac também é considerado setor estratégico na relação com a comunidade ouro-pretana. Será também priorizada a realização de treinamentos da equipe assistencial e de apoio quanto ao fluxo assistencial, com o processamento de produtos de saúde, limpeza e desinfecção de superfícies e o processamento de roupas e tratamento de resíduos. Para a efetivação das atividades de prevenção e tratamento, servidores tecnicamente qualificados de outros setores podem ser realocados temporariamente para as áreas de atendimento. 
 
Foi criada uma página para manter a comunidade acadêmica informada sobre as medidas tomadas no âmbito da Universidade: ufop.br/coronavirus.
 
 
Confira o Boletim TV UFOP:
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais