Ir para o conteúdo

Reviravolta no orçamento agrava situação da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
Depois de desbloquear os recursos disponibilizados para as universidades, no dia 29/11, o Governo Federal volta atrás e aumenta o bloqueio de verbas.
 
A decisão deixa as universidades e institutos federais sem recursos para pagar suas contas básicas ainda no mês de dezembro, situação que eleva o nível de preocuparão de toda nossa comunidade.
 
Na UFOP, com o novo bloqueio da ordem de R$ 7,8 milhões, o impacto será imediato e, caso a situação não mude, faltará recursos para contratos de terceirização, bolsas para alunos, contas de luz, de segurança.
 
Além do bloqueio orçamentário, o MEC informou que, com a publicação do Decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022, o novo Decreto zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do Ministério da Educação previsto para o mês de dezembro e que não será possível efetuar novas liberações de financeiro durante o mês de dezembro, fato que implica na impossibilidade de realização dos pagamentos previstos para esse mês pela UFOP.
 
Chegamos a uma situação insustentável, que deixa todas as universidade brasileiras sem dinheiro algum em seus caixa.
 
Diante dos fatos, reitores estão se mobilizando na busca de soluções para a reconstrução do sistema federal de ensino superior, que está sendo desmantelado paulatinamente nos últimos quatro anos.
 
Não podemos deixar nossos alunos sem o apoio necessário à sua permanência na universidade nem abandonar os trabalhadores terceirizados, que correm riscos de chegar ao final do ano sem salários.
 
Estamos diante de uma situação lamentável que exige uma mobilização de toda sociedade, pois a universidade pública, que é patrimônio do povo brasileiro, está sob risco real de ser paralisada.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor
 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais