Ir para o conteúdo

Retrocesso, jamais!

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
Os atos terroristas contra a democracia brasileira, com as invasões e depredações do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, devem ser repudiados por nossa sociedade.
 
A Universidade Federal de Ouro Preto, diante de tais absurdos e barbaridades, se manifesta com veemência, engrossando o coro democrático que pede uma apuração rigorosa dos fatos, com a responsabilização de todos os envolvidos.
 
O Brasil, na rota da normalidade, buscando sua recuperação nos campos socioeconômico, ambiental, educacional e da saúde, dentre outros, não aceita retroceder ou se curvar diante de uma minoria golpista que, inconformada com os resultados das últimas eleições para presidente, tenta desqualificar os pilares que sustentam a nossa democracia.
 
Que cessem todos os crimes e violência contra o povo brasileiro, que já paga uma enorme conta em decorrência de políticas mal conduzidas que culminaram no aumento da pobreza, da fome, na queda de indicadores da saúde, como vacinação e morte pela Covid-19, e do meio ambiente.
 
Na democracia os antagonismos estão presentes, mas os atos de violência que estamos vivenciando desde as eleições presidenciais, especialmente, não podem ser caracterizados dentro de um escopo ético ou ideológico que tenha sobrevida nas possibilidades oferecidas por esse sistema. A democracia aceita e convive com discursos distintos e antagônicos; contudo, tolerar vozes que pregam a extinção de pessoas em nome de qualquer supremacia, do ódio e da intolerância, não!
 
Assim, conclamamos toda nossa comunidade para criar e fortalecer uma rede de vigilância de forma a impedir retrocessos em nosso jovem sistema democrático.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor
 
A TV UFOP fez entrevista com o professor da UFOP, Alexandre Bahia, sobre os ataques à democracia no dia 8 de janeiro. O professor destacou a importância dos três poderes se posicionarem de forma enérgica. Assista à entrevista: 
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais