Ir para o conteúdo

Representantes da UFOP participam do I Simpósio Arifa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Estudantes estrangeiros vinculados à UFOP e membros da Diretoria de Assuntos Internacionais (DRI) representaram a Universidade no I Simpósio do Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África (Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa), ou Arifa. O evento aconteceu no final de abril, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
 
O Programa Arifa é uma iniciativa do Fórum de Pesquisa Agrícola na África e do Fundo Fiduciário de Educação Terciária da Nigéria, em parceria com a UFOP, UFV, Ufla, Unifei, UFG e Unesp. O objetivo do programa é reestruturar o setor agrícola e garantir a segurança alimentar do continente africano, investindo, para isso, em pesquisa e capacitação de profissionais. Nesse sentido, as universidades oferecem cursos de mestrado ministrados em língua inglesa.
 
No evento, que teve como tema "Estratégia de Reequipamento Pedagógico para o Sistema de Pesquisa e Inovação Agrícola da África: Lições do Brasil", as instituições de ensino brasileiras compartilharam as experiências com os estudantes nigerianos. 
 
O Simpósio aconteceu com a participação do embaixador da Nigéria no Brasil, o professor Mohammad Ahmad Makarfi, de representantes do Fara e do TETFund; representantes das seis instituições brasileiras participantes do programa, além dos estudantes beneficiados, que são professores universitários na Nigéria.
 
Representando a UFOP, participaram do evento a diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, o coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Gamarano, os estudantes nigerianos matriculados no Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais, Muhsin Hasan Kafinga e Ibraheem Kabir, e o estudante Umeh Emmanuel Chukwuebuka, do Mestrado em Educação Matemática.
 
Confira a programação do primeiro dia, transmitida pelo canal da UFV:
 
Programação da manhã:

Programação da tarde:

UFOP E ARIFA - A UFOP recebeu os três primeiros estudantes pelo Programa Arifa em agosto de 2021. A participação no Programa Arifa-Fara-TETFund tem contribuído com a internacionalização da pós-graduação na UFOP, considerando a oferta de disciplinas em língua inglesa e o aumento no número de estudantes internacionais, além de ser uma iniciativa de cooperação Sul-Sul que contribui com o desenvolvimento do continente africano e da América Latina.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais