skip to content

Representantes da UFOP participam do I Simpósio Arifa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Estudantes estrangeiros vinculados à UFOP e membros da Diretoria de Assuntos Internacionais (DRI) representaram a Universidade no I Simpósio do Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África (Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa), ou Arifa. O evento aconteceu no final de abril, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
 
O Programa Arifa é uma iniciativa do Fórum de Pesquisa Agrícola na África e do Fundo Fiduciário de Educação Terciária da Nigéria, em parceria com a UFOP, UFV, Ufla, Unifei, UFG e Unesp. O objetivo do programa é reestruturar o setor agrícola e garantir a segurança alimentar do continente africano, investindo, para isso, em pesquisa e capacitação de profissionais. Nesse sentido, as universidades oferecem cursos de mestrado ministrados em língua inglesa.
 
No evento, que teve como tema "Estratégia de Reequipamento Pedagógico para o Sistema de Pesquisa e Inovação Agrícola da África: Lições do Brasil", as instituições de ensino brasileiras compartilharam as experiências com os estudantes nigerianos. 
 
O Simpósio aconteceu com a participação do embaixador da Nigéria no Brasil, o professor Mohammad Ahmad Makarfi, de representantes do Fara e do TETFund; representantes das seis instituições brasileiras participantes do programa, além dos estudantes beneficiados, que são professores universitários na Nigéria.
 
Representando a UFOP, participaram do evento a diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, o coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Gamarano, os estudantes nigerianos matriculados no Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais, Muhsin Hasan Kafinga e Ibraheem Kabir, e o estudante Umeh Emmanuel Chukwuebuka, do Mestrado em Educação Matemática.
 
Confira a programação do primeiro dia, transmitida pelo canal da UFV:
 
Programação da manhã:

Programação da tarde:

UFOP E ARIFA - A UFOP recebeu os três primeiros estudantes pelo Programa Arifa em agosto de 2021. A participação no Programa Arifa-Fara-TETFund tem contribuído com a internacionalização da pós-graduação na UFOP, considerando a oferta de disciplinas em língua inglesa e o aumento no número de estudantes internacionais, além de ser uma iniciativa de cooperação Sul-Sul que contribui com o desenvolvimento do continente africano e da América Latina.

Veja também

1 Julho 2022

Foi publicada no Boletim Administrativo desta sexta-feira (1º) uma portaria que estabelece as normas para as ações de comunicação realizadas...

Leia mais

30 Junho 2022

Órgãos ligados ao Governo Federal, inclusive as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), devem ficar atentos ao que publicam em...

Leia mais

30 Junho 2022

A Resolução Cuni nº 2548 , de 7 de junho de 2022, referente à 355ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário...

Leia mais

29 Junho 2022

A cerimônia que formalizou a assinatura dos convênios entre a UFOP e o Governo de Minas Gerais aconteceu na terça-feira...

Leia mais