skip to content

Repositório Institucional é destaque em ranking nacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Destacando-se pela visibilidade alcançada em três anos, o Repositório Institucional da UFOP já aparece na 22ª posição entre os regulamentados do país. O Ranking Web of Repositories, responsável pela avaliação, adota critérios elevados para avaliar e indexar bases de dados, exigindo um padrão de qualidade, política aprovada pela Universidade. Essa base está em constante crescimento com documentos sempre atualizados. A expansão do Repositório eleva o nome da UFOP, ampliando o acesso às pesquisas aqui desenvolvidas. 

Em consequência do trabalho realizado, uma equipe da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) visita a UFOP, na próxima terça (24), em busca de orientações técnicas e gerenciais sobre a implantação e gerenciamento de Repositórios. "Significa que está dando certo, que nosso trabalho está sendo bem feito e que já somos referência: pela base disponível, pelos números de acesso, pela organização e crescimento contínuo. Isso cria, nas outras instituições, uma curiosidade em saber como são feitas a gestão e a criação, principalmente, que é o caso da Uemg, começando agora com o repositório", analisa Gracilene Carvalho, bibliotecária e responsável pela implantação dessa base de dados na UFOP. 

O objetivo do Repositório é coletar, armazenar, disseminar e preservar os resultados de pesquisas realizadas pelos pesquisadores da comunidade universitária, proporcionando maior visibilidade e divulgação do conhecimento científico e intelectual gerado na Universidade. O usuário pode acessar gratuitamente teses, dissertações, artigos científicos, livros e trabalhos apresentados em eventos. "Os artigos são publicados em vários periódicos científicos no Brasil e no mundo, então eles estão dispersos. A vantagem para o aluno é entrar em uma única base e encontrar todos no mesmo lugar, com acesso gratuito", finaliza Gracilene. Acesso o repositório da UFOP no endereço repositorio.ufop.br.

Veja também

14 Setembro 2018

A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto vem a público informar que a partir de 1º de novembro de...

Leia mais

11 Setembro 2018

Os docentes do Departamento de História redigiram uma nota de pesar e indignação a respeito do incêndio no Museu Nacional...

Leia mais

6 Setembro 2018

A partir do segundo semestre de 2018, as bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto não aceitarão exemplares impressos de...

Leia mais

5 Setembro 2018

Diante do impasse criado nas negociações de permanência do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP - ICHS no...

Leia mais