Ir para o conteúdo

Publicações nas mídias oficiais da UFOP vão passar por mudanças no período eleitoral

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Lígia Souza
A partir deste sábado (6) até a realização das eleições municipais, considerado como período de defeso eleitoral, os agentes públicos devem se atentar à conduta nas publicações em suas páginas.  
 
Com base na Cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 10ª edição, publicada pela Advocacia-Geral da União, a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) do Governo Federal orienta a comunidade universitária das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) sobre como conduzir as publicações institucionais nesse período. 
 
SITES INSTITUCIONAIS - Os sites da UFOP, mesmo os que não são geridos pela Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), podem continuar a publicar notícias, eventos e notas com a finalidade de levar informações das ações e atividades da Universidade, uma vez que conteúdos jornalísticos informativos não são considerados publicidade institucional. Entretanto, os conteúdos não devem conter publicidade institucional que configure promoção pessoal de agentes públicos e menção às eleições. 
 
MÍDIAS SOCIAIS - O conteúdo das publicações das mídias sociais da Universidade deve seguir as mesmas orientações daquelas do site. Nesse período, os comentários de cunho político-eleitoral que possam caracterizar propaganda eleitoral devem ser excluídos.
 
Devido a limitação de equipes para  realizar o monitoramento em tempo integral, a ACI optou por limitar o número de páginas da Universidade nas redes sociais e alterar o funcionamento das que vão continuar no ar. Acompanhe como fica: 
 
Facebook A página oficial da UFOP sai do ar até o fim do período eleitoral.
Flickr O conteúdo foi ocultado.
Instagram

A página continua no ar, com conteúdos que seguem a legislação do período. As novas publicações terão comentários desativados.

Os novos comentários das postagens anteriores serão monitorados e, caso necessário, excluídos. No lugar, será postada uma mensagem justificando a ação. Caso o volume de comentários em determinada(s) publicação(ções) esteja além da capacidade de monitoramento da equipe, os comentários serão desativados. 

LinkedIn
A página continua no ar, com conteúdos que seguem a legislação do período. As novas publicações terão comentários desativados.
 
Os comentários serão monitorados e, caso necessário, excluídos. No lugar, será postada uma mensagem justificando a ação.
Telegram

O conteúdo do canal será excluído e o novo conteúdo seguirá a legislação do período.

Os canais do Telegram têm caráter instantâneo, como uma conversa pelo aplicativo, portanto não há perda com a exclusão do conteúdo.

Threads A página sai do ar até o fim do período eleitoral.
YouTube O conteúdo foi ocultado.
X (antigo Twitter) A página sai do ar até o fim do período eleitoral.
 
ENTREVISTAS - Os pronunciamentos e entrevistas dos agentes públicos não estão vedados, desde que realizados no exercício de suas funções e restritos às questões de natureza administrativa afetas a sua atuação institucional, sem menção a fatos eleitorais.
 
EVENTOS - A divulgação de eventos deve ser realizada com cautela, para que se evite a promoção pessoal de agente público ou qualquer forma de favorecimento pessoal, uma vez que é lícita a realização de eventos de caráter científico, comemorativos de datas cívicas, históricos ou culturais, previstos em lei e de inaugurações específicas, desde que não ocorra o desvirtuamento para obtenção de vantagens eleitorais.
 
O conteúdo apresentado e o material de divulgação devem ser confeccionados com utilização de linguagem neutra, sem emissão de juízo de valor ou exaltação de atos, programas, obras, serviços e campanhas do órgão ou entidade, assim como a comparação entre diferentes gestões. Além disso, é vedada a utilização de marcas, símbolos ou imagens associadas ao Governo Federal.
 
Acesse o documento completo com as orientações. 

Veja também

12 Julho 2024

O Conselho da Medalha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o período de indicações para o recebimento...

Leia mais

11 Julho 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) escolheu a Universidade Federal de Ouro Preto para a realização de uma visita...

Leia mais

6 Julho 2024

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Marina Mamede, ocorrido ontem (5), na cidade de Ouro Preto. A Marina era...

Leia mais

2 Julho 2024

Na tarde desta terça-feira (2), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP se reuniu para decidir sobre a retomada das atividades...

Leia mais