Ir para o conteúdo

Proteção e segurança - Cuidar de si é cuidar da comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
O Conselho Universitário (Cuni) definiu novas orientações para as ações de prevenção à covid-19 nos espaços e nas atividades da Universidade. Confira as indicações da Nota Orientativa nº 03/2022, baseada nas orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e do Comitê Gestor de Contingenciamento. 
 
Fique Atento! 
 
USO DE MÁSCARAS

- O uso de máscaras no ambiente acadêmico foi flexibilizado. Entretanto, ainda é obrigatório em locais de atendimento à saúde e pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscara em ambientes fechados e/ou coletivos e devem procurar o sistema de saúde. 

PASSAPORTE VACINAL
 
- A apresentação do passaporte vacinal torna-se facultativa. Mesmo sem a obrigatoriedade, a inserção do passaporte continua disponível no sistema minhaUFOP. 
 
- Quem não está com a vacinação atualizada ou tem suspeita de covid pode ser atendido pelos sistemas municipais de saúde. Veja como
 
AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES
 
- O afastamento das atividades laborais e acadêmicas requer a apresentação de atestado médico, que definirá o tempo para o isolamento físico.
  
- Aqueles com resultado positivo devem inserir a informação no sistema minhaUFOP e enviar e-mail para agendasiass@ufop.edu.br, colocando no campo do assunto "AFASTAMENTO COVID-19" e com o atestado médico anexo.  
 
- Estudantes que tiverem necessidade de afastamento devem colocar em cópia, no e-mail, os professores. Servidores efetivos e colaboradores terceirizados devem colocar em cópia as chefias imediatas. 
 
DOCUMENTOS IMPORTANTES 
 
Para se preparar para a volta, você precisa ter por perto dois importantes documentos para consultá-los sempre que necessário: o Protocolo de Biossegurança e o Plano de Contingência. 
 
- O Protocolo de Biossegurança da UFOP foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade para reunir informações que ajudem nas discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento das atividades acadêmicas que necessitem ser realizadas presencialmente, mesmo antes da retomada total. 
 
- Já o Plano de Contingência, que está em sua segunda versão, foi elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19, com apoio da Administração Geral e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, e aprovado pelo Cuni em novembro de 2021.  
 
 
CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO

- Para divulgar as novas informações e ações de prevenção foi desenvolvida uma campanha chamada "Proteção e Segurança" - Cuidar de si é cuidar da comunidade

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais