Ir para o conteúdo

Professor Estevão Martins recebe o título Doutor Honoris Causa em cerimônia no ICHS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A sessão de outorga do título Doutor Honoris Causa concedido ao professor Estevão Martins aconteceu na quinta (9), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), celebrando os 44 anos da unidade acadêmica. A mesa principal do evento foi composta pela reitora da UFOP, Cláudia Marliére, pelo diretor do ICHS, Mateus Henrique de Faria Pereira, e pelo professor homenageado. 
 
No início da cerimônia, Helena Miranda Mollo, ex-vice-diretora do ICHS, foi a responsável por apresentar o outorgado e ressaltou que "olhar a biblioteca do professor Estevão é também conhecer um pouco das leituras que incrementaram suas aulas, suas orientações e sua vida de autor. É conhecê-lo a partir de fragmentos de sua identidade de leitor. Na dialogia entre os livros e seus leitores e acreditando que levamos um pouco dos autores que lemos em nós, encontraremos o percurso do professor Estevão muitas e muitas vezes ao longo das estantes, da enciclopédia, dos livros de teoria da história e história da historiografia que agora compõem a biblioteca do ICHS", disse sobre Estevão, referindo-se à parte de seu acervo doado à UFOP. 
 
Após a concessão do título, realizado pela reitora, e assinatura dos termos, Estevão disse ter ficado emocionado e se sentindo valorizado com a homenagem. "A honraria que me reservaram é de monta. A emoção é naturalmente profunda. Agradecimentos fluem espontaneamente, bem mais do que por mera praxe, uma praxe, contudo, que me é neste momento particularmente agradável, pois minha gratidão flui ex abundantia cordis (de todo o coração)", afirmou. 
 
O filósofo dirigiu seu discurso de agradecimento à família e aos laços universitários, responsáveis por contribuir em muitos momentos de sua vida: "O envolvente afeto de minha família serve-me de apoio e alegria ao longo de toda a vida. Minha gratidão também se dirige à família eletiva, formada por tantos e tantos colegas com quem compartilhei os 50 anos de pesquisa e docência universitária. Não há como elencar nominalmente tal riqueza, mas saibam que ela bem inclui essa cidade de Mariana e seus protagonistas da aventura intelectual de pensar e agir na historicidade da existência e militância crítica no campo historiográfico e muitíssimos de suas preciosas facetas".
 
A reitora da UFOP atestou que o título Doutor Honoris Causa é o reconhecimento de pessoas que contribuem significativamente em áreas da educação. "Este título não é uma mera formalidade acadêmica, mas o reconhecimento merecido e uma demonstração de profundo respeito pela notável carreira e pelas contribuições significativas nos diferentes domínios e tradições das ciências humanas, que coloca em destaque o nosso agraciado Dr. Estevão", reiterou.
 
Referindo-se à comemoração do aniversário de 44 anos do ICHS, o professor Mateus afirmou que a concessão do título ao professor Estevão marca a continuidade da história do Instituto. Ele presenteou o outorgado com um livro da Biblioteca de Obras Raras da UFOP.
 
Estevão Martins miniatra, nesta sexta (10), Aula Magna com o tema "Fora da História não há Salvação? Filosofia da História no Início do Século 21", às 19h, na Sala G-20 do ICHS.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais