Ir para o conteúdo

Primeiro dia do IV Encontro Memorial resgata história do ICHS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
Com: 
Adrienne Pedrosa
A mesa de abertura "IV Encontro Memorial" reuniu autoridades, técnicos administrativos, professores, diretores e alunos para resgatar as memórias do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), dando início à programação do evento de mesmo nome. Durante a cerimônia, participaram da mesa a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, o diretor do ICHS, Luciano da Silva, a vice-diretora do ICHS, Helena Mollo, e o diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), José Benedito Donadon-Leal. 
 
Cláudia destacou o papel do ICHS, afirmando que ele "tem contribuído para a sociedade por meio dos profissionais formados neste Instituto, que ajudaram e ajudam o Brasil no desenvolvimento social, econômico e político. Nossa meta foi e sempre será produzir valores para o desenvolvimento humano".
 
A cerimônia, que aconteceu pela manhã, contou também com homenagens aos professores Celso Taveira, Luiz Villalta, Aldo Sobral e Heliana Brandão e aos técnicos administrativos Rosimeire da Fonseca, Virgínia Magalhães, Michelle Assunção, Lindomar Pedrosa e Antônio da Silva.
 
CIÊNCIAS HUMANAS E DEMOCRACIA - Uma das atividades finais da programação do primeiro dia do IV Encontro Memorial do ICHS foi a conferência sobre Ciências Humanas e Democracia. O convidado para o debate foi o ex-professor do Departamento de História (Dehis) da UFOP e atual professor de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Fico.
 

09473_foto_12_3721268715387794132.jpg

Lívia Ferreira
Carlos e Andréa participaram da mesa Ciências Humanas e Democracia
Carlos abordou a crise política contemporânea no Brasil e suas causas. Para ele, o atual momento da política brasileira reflete problemas institucionais causados pelo que ele chama de "esgotamento da moldura institucional" de 1988. Além disso, o professor discorreu sobre o enfraquecimento da esquerda brasileira e, em sua visão, a falta de formulação de novas propostas.
 
A professora do Dehis Andréa Lisly fez a mediação da mesa e falou sobre a escolha por Carlos para discutir o tema. "Os temas que Carlos pesquisa desde o doutorado são atuais porque nos ajudam a pensar os impasses que vivemos hoje em relação à democracia e às descontinuidades do regime autoritário, como a questão da constituição cidadã de 1988, que foi uma importante transição da ditadura para a democracia", analisou.
 
A programação do IV Encontro Memorial do ICHS segue até amanhã (23) e pode ser acessada na página.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais