skip to content

O Dia das Mães e as conquistas sociais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

As mulheres do Brasil reunidas por um alto ideal de confraternização feminina, para trabalhar pelo progresso do país, sentindo-se fortes, na educação recebida, para obter a realização de seus ideaes, deseja homenagear as Mães Brasileiras – o maior fator de nosso aperfeiçoamento moral – dirigindo-se ao chefe do governo provisório, por esta Moção, pede-lhe a officialização do “Dia das Mães” no segundo domingo de maio.

Esse texto, publicado no Jornal Correio da Manhã no dia 8 de abril de 1932, revela o movimento que deu origem à oficialização do Dia das Mães no Brasil. A primeira vez que a data foi comemorada no Brasil foi em 12 de maio de 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A solicitação de oficialização partiu da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com base em uma moção aprovada no Segundo Congresso Internacional Feminista. A data foi oficializada pelo decreto nº 21.366, de 5 de maio de 1932, mesmo ano da conquista do direito ao voto e à candidatura política pelas mulheres. O movimento feminista foi liderado pela bióloga Berta Lutz, articuladora das questões políticas que resultaram nas leis de igualdade dos direitos políticos nos anos 1920 e 1930.

ORIGEM DO DIA DAS MÃES - A comemoração do Dia das Mães teve início nos Estados Unidos no ano de 1905, em homenagem à americana Ann Reeves Jarvis, que incentivava as mulheres a participar da política e a promover a paz. A filha dela, Anna Jarvis, promoveu uma campanha pela criação do feriado nacional em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na busca da diminuição da mortalidade infantil. Ela fundou o movimento conhecido como Mothers' Day Work Clubs, que tinha como um dos focos a melhoria das condições sanitárias e auxiliou nos cuidados dos soldados feridos na Guerra Civil norte-americana.

Foto do acervo do projeto Brasiliana Fotográfica da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Veja também

14 Setembro 2018

A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto vem a público informar que a partir de 1º de novembro de...

Leia mais

11 Setembro 2018

Os docentes do Departamento de História redigiram uma nota de pesar e indignação a respeito do incêndio no Museu Nacional...

Leia mais

6 Setembro 2018

A partir do segundo semestre de 2018, as bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto não aceitarão exemplares impressos de...

Leia mais

5 Setembro 2018

Diante do impasse criado nas negociações de permanência do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP - ICHS no...

Leia mais