Ir para o conteúdo

A missão de cuidar, renovar e inovar a rotina pública

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
"A racionalização na esfera da administração pública não se converte em mera aplicação do saber técnico na organização de atividades. É, principalmente, um processo de transformação do aparato estatal, que se opera à custa da diminuição (e até anulação) da eficácia da tradição" (Guerreiro Ramos, 1949).
 
Esse trecho da tese apresentada por Alberto Guerreiro Ramos no processo de seleção para o Quadro Permanente do Departamento Administrativo do Serviço Público, em 1949, resume sua percepção a respeito do trabalho desenvolvido pelos profissionais alocados nas instituições públicas. Mais de setenta anos depois, a afirmação se mostra atual e nos permite fazer uma reflexão a respeito do momento contemporâneo e dos desafios que os servidores enfrentam sob diversas perspectivas, em especial no campo da educação superior.
 
O conhecimento e a capacidade de exercer a função são elementos verificados no ato de seleção dessas pessoas, que passam por crivos gerais e específicos, sejam elas docentes ou técnicos administrativos em educação. Os concursos públicos contam com provas, apresentações e testes que buscam selecionar pessoas que possam contribuir da melhor forma para a prestação dos serviços inerentes à Instituição. 
 
Mas não é só isso! Como ressaltado por Guerreiro Ramos, o servidor público precisa superar tradições nas formas de fazer e encontrar novas práticas mais alinhadas com o momento em que vivem. Esse processo contínuo é demandado pelas mudanças frequentes da sociedade, pelas novas perspectivas do conhecimento induzidas pela própria academia, pelos movimentos políticos e a consequente alteração dos fluxos de investimento, pelos impactos ao ambiente e à saúde etc.
 
Dentre esses desafios, podemos ressaltar a quebra da rotina causada pela pandemia da Covid-19, que alterou a lógica do ensino e de outras esferas do trabalho na Universidade. As relações humanas e o apoio recebido nos contatos pessoais ou até mesmo no olhar carinhoso passaram a ser mediados pela tecnologia. A frieza dos equipamentos guardou as angústias, as dúvidas, a ansiedade e o desejo de buscar soluções de forma articulada. Um tempo ainda nos separa do pleno retorno, mas temos que acreditar que encontraremos o caminho mais seguro para nos reencontrarmos.
 
Outro contratempo inesperado é causado pelas visões equivocadas sobre a ciência, nossa essência, e sobre a produção do conhecimento acadêmico. A produção científica, nos diversos campos do conhecimento, possui processos consolidados historicamente, que passam por constante revisão, dentro de parâmetros específicos. Essa manutenção e revisão não é automática e mecânica! Ela demanda o olhar atento de docentes e técnicos que, em seu dia a dia, transcendem o automatismo e encontram novas perspectivas.
 
Para além do texto, Alberto Guerreiro Ramos traz ainda outra questão a ser observada que demanda atenção especial no serviço público: era um homem negro que buscava a colocação profissional em um ambiente predominantemente ocupado por pessoas brancas. Naquele momento, completava apenas 60 anos da abolição da escravatura e as questões raciais se mantinham como determinantes na indicação dos lugares de acesso. Por seu conceito existencial, a Universidade precisa ser mantida, a cada dia, por e para toda a diversidade dos perfis que possuem conhecimentos técnicos e culturais, dos que desejam dar mais um passo na sua formação e dos que querem contribuir com a proposição de novas perspectivas. Por isso, as questões de racismo, misoginia, LGBTQfobia e outros preconceitos não são condizentes com esse ambiente múltiplo de produção e convivência.
 
Neste Dia do Servidor Público, desejamos que os afetos e a vontade de apoio estejam fortalecidos para os momentos conturbados que ainda vivemos. O cuidado do próximo será ainda mais necessário para a criação de novas rotinas e a preservação das condições de funcionamento presencial, com a devida segurança. Que a tradição nos acompanhe, sempre! Que a renovação nos mova, sempre! Que nosso convívio seja produtivo e diverso, sempre!
 
Parabéns pelo Dia do Servidor Público!
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Junior – Vice-reitor

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais